Injeção digital de minoxidil, silício três vezes melhor assimilado e até boné que estimula crescimento capilar são as novidades contra a queda dos fios.

Problema comum, a perda dos cabelos atinge milhões de pessoas em todo o mundo e as falhas e miniaturização dos fios causam grande incômodo, quando o cabelo assume aquele aspecto “ralo”. Para isso, novas tecnologias são eficazes para o tratamento, confira:
D&D (Drug Delivery Digital)
D&D é a inovadora técnica do Drug Delivery Digital, que permite a inserção de ativos na pele por meio de agulhas, com total controle do médico, e na dosagem perfeita (que é 100% aproveitada). O sistema, exclusivo no Brasil, permite tratar a queda capilar com aplicação de fármacos como o minoxidil, que estimula o crescimento capilar ao melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, funcionando como um vasodilatador de longa duração, o que reduz a queda e estimula o crescimento.

O dermatologista Dr. Abdo Salomão explica que essa técnica tem vantagens sobre o drug delivery comum, em que as microagulhas perfuram a pele e as substâncias são aplicadas posteriormente aproveitando esses canais de entrada das agulhas. “No drug delivery comum, os medicamentos colocados na pele não são 100% aproveitados, uma vez que parte dessas substâncias são perdidas na camada mais superficial da pele. Com a nova tecnologia D&D, as agulhas fazem a entrega dos ativos, como se fosse uma ‘injeção”, afirma. D&D permite um tratamento homogêneo e preciso, ajuste da velocidade das agulhas e da profundidade de liberação dos ativos, que podem atingir de 0,5 a 5 mm de profundidade. A tecnologia ainda possui um sistema de pressão negativa (vácuo) que faz uma espécie de sucção na pele para facilitar a penetração das agulhas ao mesmo tempo em que diminui o nível de dor, reduz os efeitos colaterais e minimiza o sangramento. O minoxidil pode ser injetado uma vez por mês e são necessárias de quatro a seis sessões, que duram 15 minutos.
Neosil
Com tecnologia exclusiva e patenteada para atuar contra o enfraquecimento e a queda capilar, Neosil é um tratamento antiqueda e antiage capilar e único no mercado a promover ancoragem e estruturação com auxílio do crescimento saudável dos fios e traz um conjunto de vitaminas associado à exclusiva tecnologia Si+Biobetter™. Com uso diário, o resultado é visto a partir do terceiro mês. As patentes de Si+Biobetter™ têm os registros US 6197986 B1 e EP 0867445 B1.

Segundo a dermatologista Dra. Maria Isabel Takemoto, “o silício orgânico é um oligoelemento naturalmente presente no organismo e que desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde”. Mas com o passar dos anos, há uma perda natural desse componente presente em nosso corpo, decorrente do envelhecimento e da produção de radicais livres, o que tem influência no processo de envelhecimento capilar e perda dos fios. Por isso, segundo a médica, a suplementação adequada é indicada. Si+Biobetter™ é uma evolução do silício orgânico disponível atualmente, por apresentar biodisponibilidade 30% superior ao ingrediente amplamente prescrito por médicos.
Laser ND YAG
Os lasers para crescimento de cabelo agem através de microperfurações no couro cabeludo que estimulam o bulbo capilar e aceleram a transição da fase telógena (fio em queda) para a fase anágena (fio em crescimento). Sem contraindicações, geralmente são indicadas quatro sessões do procedimento que devem ser realizadas a cada 15 dias. Após este período, é feita uma reavaliação para verificar se são necessárias novas sessões.
Capellux
O equipamento de fototerapia capilar, em formato de boné, conta com 198 diodos de LEDs, com emissão de luz vermelha, que fornece energia para as células o que colabora diretamente para a nutrição e saúde dos folículos, estimulando o crescimento dos fios. Os resultados, no geral, são visíveis em três meses, porém isso pode variar de acordo com a resposta de cada paciente.

De acordo com Victor Oliveira, engenheiro e diretor de marketing da Cosmedical, a luz vermelha no comprimento de 660 nanômetros fornece energia, na medida em que a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria são estimuladas a produzir mais ATP nas células. “Com mais energia e nutrientes, as células operam em condições otimizadas no desempenho de suas funções, o que promove um aumento da quantidade e volume dos fios, que também ficam mais grossos”, explica.

O procedimento é confortável e não há aquecimento da pele. O aparelho funciona com energia elétrica e é bivolt. Victor explica que há três protocolos para os tratamentos: Single, Combined e AfterCare. “O tratamento Single é indicado para jovens entre 20 e 30 anos com histórico de queda de cabelo inferior a 2 anos. Nessa fase, apenas o uso do boné conseguirá bons resultados, pois a fototerapia vai tratar o afinamento dos cabelos, reduzir a perda do brilho, aumenta o volume e conter a perda natural dos fios”, explica.

Na fase Combined, o tratamento é feito com Capellux unindo a ação da fototerapia com o efeito dos medicamentos de uso oral e tópico. “A sinergia de tratamentos com os fármacos possibilita, ainda, o aumento da permeação das medicações tópicas”. A fase AfterCare preserva os resultados obtidos com o tratamento.