A Universidade Estadual de Goiás (UEG) retomou o edital para o processo seletivo de medicina, em Itumbiara, na região sul de Goiás. As inscrições podem ser feitas até 5 de março e, ao todo, são ofertadas 30 vagas.

A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 180. Podem pedir isenção, até 14 de fevereiro, titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de sangue, medula óssea e leite materno.

O vestibular estava suspenso desde 2021 após recomendação do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), que também solicitou a imediata interrupção das atividades do curso no campus de Itumbiara, região sul de Goiás, por falta de condições de funcionamento.

As provas serão aplicadas no dia 28 de abril, em Goiânia e Itumbiara. O resultado do processo seletivo será divulgado em 21 de junho e o início das aulas ocorrerá no mês de agosto. Confira o edital do processo seletivo.

Há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos que comprovadamente sejam oriundos de rede pública de educação básica, negros, indígenas ou pessoas com deficiência. São oferecidas ainda duas vagas suplementares aos quilombolas.

Segundo o governo de Goiás, para a retomada do vestibular, o curso foi remodelado com uma nova matriz curricular. Entre os investimentos realizados estão a realização de três concursos públicos para docentes e técnicos de laboratório; construção, ampliação e reforma de laboratórios e espaços necessários ao curso; e aquisição de equipamentos, insumos, simuladores e mobiliários.

Também foram realizadas parcerias com a prefeitura de Itumbiara e com o Sistema Único de Saúde, além de firmados convênios para viabilizar o internato nas redes municipal e estadual de saúde e em hospital privado.

G1 Goiás