O governador Ronaldo Caiado (DEM) e equipes das secretarias do governo estadual estão concluindo os preparativos para mais uma edição, a terceira, do Mutirão Governo de Goiás, que será realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, sábado e domingo, em Aparecida de Goiânia. Na sexta-feira (14/01) já haverá atendimento a moradores, no período da tarde. Serviços gratuitos ficarão disponíveis em uma área da GO-040, no Jardim Tropical, ao lado do Shopping Portal Sul.

Cerca de 400 trabalhadores já realizaram a montagem da estrutura, que terá aproximadamente 12 mil metros quadrados. A ação do Estado será em parceria com a Prefeitura de Goiânia, que ampliará participação no evento. No sábado (15/01), o horário de funcionamento será das 8h às 16h e, no domingo (16/01), das 8h às 12h. No primeiro dia, sexta-feira (14/01), a estrutura será testada com atendimentos a moradores das 13h30 às 18h.

A previsão é de que mais de mil pessoas, entre servidores do Estado, da Prefeitura de Goiânia, e de outros órgãos parceiros, trabalhem no atendimento aos moradores da região.

“Estamos chegando à terceira edição do mutirão, que é o Estado indo à comunidade para atender as pessoas que dependem das ações diretas do governo”, explicou o governador Ronaldo Caiado. “E podem ter certeza de que vamos continuar. Goiás precisa do apoio nesses serviços e nós daremos isso no sentido de ajudarmos as pessoas. Essa é a grande ação do nosso governo, chegar até as pessoas”, destacou.

Durante essa edição do mutirão, o governador fará a entrega de 1.682 cartões do programa Mães de Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A Pasta também realizará atendimentos relativos ao registro civil, com a emissão das segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, nome social e retificação de nome. Também serão emitidos passaporte do idoso, passe livre da pessoa com deficiência, carteira de identificação do autista e realizados cortes de cabelo de forma gratuita para a população.

De acordo com Aristóteles de Paula e Sousa, o Toti, coordenador da infraestrutura do mutirão, os serviços das duas edições anteriores estão mantidos, como emissão de documentos, realização de exames e consultas médicas; oferta de vagas de emprego; distribuição de mudas de árvores, entrega de benefícios sociais, serviços do Vapt Vupt, além da oferta de oficinas e apresentações culturais. Por conta do recesso em algumas esferas públicas, nesta edição não haverá atendimento por parte do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Ministério Público Estadual (MPGO) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Neste terceiro mutirão, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, amplia a parceria, e os serviços oferecidos pela prefeitura da capital serão ampliados. A rede Atende Fácil, central de relacionamento com o Executivo goianiense, estará disponível à população. “Já tivemos a confirmação da participação de duas grandes secretarias, de Políticas para as Mulheres e Educação”, adiantou o coordenador. A primeira disponibilizará a inscrição para o programa Renda Família + Mulher para aquelas com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado e inscrições para cursos de capacitação.

Já na educação, o público poderá ter informações sobre matrícula na rede municipal de ensino de Goiânia, inclusive com um guichê para sanar dúvidas sobre a documentação necessária e o cadastro antecipado. Ainda estão previstas distribuição de hortaliças; apresentação de aulas de robótica e do sistema de reconhecimento facial que está em fase de implantação nas unidades de ensino; espaço para leitura e pintura lúdica.

Mais uma vez, a gestão estadual fez ofício convidando a prefeitura de Aparecida de Goiânia a participar do Mutirão Governo de Goiás. “Não manifestaram ainda se vão participar”, explicou Toti.

A expectativa do mutirão em Aparecida de Goiânia é receber quantidade de público maior do que na última edição, quando foram realizados 80 mil atendimentos, 10 mil a mais do que na primeira, e um público de 65 mil presentes. “Estamos montando as tendas entre duas regiões bastante populosas. Acredito que vamos chegar a um público igual ou até um número superior ao evento que fizemos no Bairro Independência”, projetou o coordenador da infraestrutura do mutirão.