A Prefeitura de Goiânia deu início, na noite da última quinta-feira (2/12), ao Natal Goiânia com Solidariedade, primeira programação natalina no formato itinerante da capital. O acendimento simbólico das luzes deu-se, simultaneamente, na Praça Tamandaré e em dezenas de pontos da cidade. O evento teve a presença do prefeito, Rogério Cruz, primeira-dama e madrinha do evento, Thelma Cruz, auxiliares, vereadores e deputados. Além, claro, da população goianiense, que veio prestigiar a primeira celebração de Natal após o início da pandemia.

A grande novidade deste ano é justamente o formato itinerante. Isso significa que, além da Praça Tamandaré, a programação oficial estará disponível até o dia 6/1 na Estação Ferroviária, no Parque Mutirama e Parque Princesa Isabel.

Coordenado pela primeira-dama e madrinha do Natal, Thelma Cruz o Goiânia com Solidariedade também vai passar pelos bairros Orlando de Morais, Real Conquista, Jardim Cerrado e Parque Santa Rita, onde serão distribuídos 50 mil brinquedos arrecadados junto a parceiros da campanha.

Parceria que foi exaltada pelo prefeito, Rogério Cruz. Segundo ele, o Natal, uma data já especial pelo caráter de confraternização, neste ano ganha novas nuances por marcar a possibilidade de celebrar juntos, ainda que com os devidos cuidados, desde o início da pandemia.

É um prazer indescritível perceber que estamos voltando, claro, com cautela e respeito aos protocolos, aos momentos de união e parceria, junto a quem amamos. Mais ainda, por podermos trazer alegria a tantas pessoas, adultos e crianças de nossa cidade

Rogério Cruz

O prefeito frisou o caráter solidário e democrático da campanha natalina, que vai possibilitar a doação de 50 mil brinquedos a crianças da capital. “É preciso agradecer que, em tão pouco tempo, tenhamos reunidos tantos parceiros que, conosco, construíram a possibilidade de descentralizar a programação do Natal, levando-o a todos os cantos da cidade”, ressaltou o prefeito da capital mencionando, ainda, mais uma parceria. Ele anunciou que 11 carretas da Coca-Cola passarão pela cidade, em mais uma amostra do Natal Itinerante.

Foto: Fernando Leite

A primeira-dama Thelma Cruz destacou a facilidade com que o goianiense abraça as causas sociais, algo que ficou claro em todas as campanhas realizadas ao longo do ano e, especialmente, na que marca o período natalino. “Não tenho palavras para expressar o quanto estamos felizes de estarmos aqui hoje. Nosso sonho era, justamente, fazer um Natal diferente, marcado em vários lugares, como estamos começando nesta noite”, celebrou.

Dezembro é um mês no qual todos paramos para pensar, refletir. Porém, este mês é diferente. Atravessamos um período difícil, no qual várias vidas foram ceifadas. Então, essa reflexão hoje deve passar pelo simples fato de estarmos aqui, respirando, enquanto tantas vidas se foram e tantas famílias agora choram por seus entes perdidos. A nós, cabe levar a essas pessoas a esperança de que ainda existe um mundo melhor

Thelma Cruz

Goiânia com Solidariedade

As ações do Goiânia com Solidariedade são coordenadas pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) em integração com as secretarias municipais de Cultura (Secult), Mobilidade (SMM), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Guarda Civil Metropolitana (GCM). Integração que foi destacada por Fausto Sarmento, secretário municipal de Infraestrutura. “Todos os resultados que conseguimos até hoje são frutos da nossa diretriz, que é cuidar de pessoas. E estamos fazendo isso juntos, uma união solidária entre as pastas que representamos”, destacou.

Alex Gama, presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), salientou o trabalho conjunto da empresa na distribuição dos brinquedos arrecadados. “As equipes da Coleta Seletiva estarão empenhadas em reunir e ajudar na distribuição destes brinquedos que vão levar alegria a nossas crianças”, anunciou.

Foto: PJ

Além da programação fixa em vários pontos da cidade, o Goiânia com Solidariedade vai chegar a bairros mais distantes. Confira a programação completa:

De 02/12 a 6/1

Praça Tamandaré

Decoração natalina e Papai Noel

Estação Ferroviária

Decoração natalina e Papai Noel

Parque Mutirama

Decoração natalina e Papai Noel

Parque Princesa Isabel

Decoração natalina e Papai Noel

Natal Itinerante (dias específicos)

Orlando de Moraes

Dia 8/12

Presença do Papai Noel

Distribuição de brinquedos

Apresentação de personagens animados

Real Conquista

Dia 10/12

Presença do Papai Noel

Distribuição de brinquedos

Apresentação de personagens animados

Jardim Cerrado

Dia 15/12

Presença do Papai Noel

Distribuição de brinquedos

Apresentação de personagens animados

Parque Santa Rita

Dia 18/12

Presença do Papai Noel

Distribuição de brinquedos

Apresentação de personagens animados

Iluminação Natalina Especial

  1. Praça Tamandaré
  2. Parque Mutirama
  3. Avenida Assis Chateaubriand (do Bosque dos Buritis até a Praça Tamandaré)
  4. Avenida Independência (entre as ruas 74 e 68, na região da Praça da Estação)
  5. Praça Delmiro Paulino da Silva, no Setor Sul (entre a Rua 90 e as avenidas 136 e Jamel Cecílio)
  6. Praça Lindolfo Louza, no Jardim Goiás
  7. Sede da Comurg na Vila Aurora
  8. Fachada lateral do Paço Municipal no Park Lozandes; 3. Grande Hotel na Rua 3, Centro
  9. Praça do Santuário da Basílica de Campinas (Praça da Matriz)
  10. Parque Vaca Brava, localizado no Setor Bueno
  11. Praças do Trabalhador, no Centro
  12. Praça na Av. João Damasceno c/ Rua F – Setor Progresso
  13. Praça do Expedicionário, Jd. Guanabara/ Santa Genoveva
  14. Rótula da Avenida Anápolis com Av. Paulo Alves Costa, Parque das Amendoeiras
  15. Rótula na GO-020 em frente ao Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
  16. Rótula na Avenida Rio de Janeiro, Parque Industrial João Braz
  17. Rótula próxima ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), na Vila Regina
  18. Rótula na Avenida Pedro Ludovico, no Parque Oeste Industrial
  19. Rótula na Avenida Perimetral Norte, São Judas Tadeu 16. Rótula na Avenida JK, no Jardim Presidente
  20. Rótula no Jardim Pompéia
  21. Rótula na Avenida dos Romeiros com Avenida Castelo Branco – Bairro Ipiranga
  22. Casa de Vidro

Prefeitura de Goiânia