Seapa destaca que resultado se dá pela diversidade das produções goianas.

Contribuindo de forma expressiva para o superávit da balança comercial goiana, o agronegócio comemora crescimentos de produção e exportação superior à 50% no último mês. Entre setembro e outubro, exportação de carne suína, por exemplo, cresceu 72,1% em relação ao mês anterior. Para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), esse resultado é fruto da diversidade do agronegócio goiano.

No período analisado, o complexo de soja e carne bovina tiveram aumento na exportação em números de 44,9% e 50,8% respectivamente, aponta a Seapa. O aumento com relação ao mês anterior significou montante de US$ 656,96 milhões, colocando Goiás como responsável por 3,6% do total de exportações do País.

O resultado positivo da produção goiana foi na contramão do recuo no valor das exportações total do Brasil, registrando queda de 46,3%.

“Goiás, com a força do agronegócio, contribuiu para amenizar o impacto do recuo das exportações nacionais, participando com quase um quarto do saldo da balança comercial brasileira. Mês a mês, o Estado diversifica a pauta da exportação, o que mostra o desenvolvimento e fortalecimento de diferentes cadeias produtivas”, destaca o secretário Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Fonte: Jornal Opção