O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), falou sobre diversos temas de sua administração durante entrevista nesta terça-feira (6) no Jornal Anhanguera 1ª Edição, da TV Anhanguera. Nela, ele falou sobre as obras de infraestrutura em andamento, afirmou que vai inaugurar “uma das melhores maternidades do país” e prometeu asfaltar todos os bairros da capital que ainda não tem o benefício.

Iris afirmou que, ao assumir o governo, encontrou todas as obras paralisadas, mas que ao término do seu mandato, ao final de 2020, com elas prontas e as contas no azul.

“Espero entregar a prefeitura daqui um ano e cinco meses sem um centavo de dívida e com essas obras praticamente todas também concluídas”, afirmou.

O prefeito destacou que teve problemas com muitas por conta de pendências no pagamento e citou o caso do BRT para exemplificar.

“Encontrei todas as obras paralisadas, aquelas que eram custeadas com recursos da prefeitura, porque a prefeitura não pagava as empreiteiras e aquelas custeadas com recurso federal paralisados porque a prefeitura não pagava a contrapartida. O BRT é um exemplo disso. Tivemos que pagar R$ 6 milhões à Caixa de contrapartida para recomeçar a obra”, pontua.

Asfalto

O administrador comentou sobre pavimentação das ruas, dizendo que asfaltar todos os bairros da cidade que ainda não possuem o benefício.

“Na administração de 2005, eu asfaltei os 134 bairros existentes, de lá para cá, depois que eu saí da prefeitura, surgiram 31 bairros. Vamos asfaltar todos agora esse ano e o ano que vem”, prometeu.

Ele revelou também que já assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal pelo qual irá recapear 600 km de asfalto em más condições. O processo está na dependência do processo de licitação para que seja feita a escolha da empresa que realizará o serviço.

O prefeito respondeu ainda a uma pergunta sobre a finalização da Avenida Leste/Oeste e disse que pretende finalizar as obras da via – que pode desafogar o tráfego da capital – até o fim do ano que vem.

“São dois ou três trechos que estão em estudo, em licitação. Estamos tirando invasores lá de um trecho, em torno de 30 famílias, já começamos a retirar. O objetivo é concluir a Leste/Oeste até o final do nosso mandato”, detalha.

Saúde

Na área da saúde, Iris disse que vai concluir a obra de uma maternidade que será exemplo para todo o país.

“Estamos concluindo uma obra que estava paralisada há muito tempo, que é uma das maiores obras na área de saúde no estado de Goiás que é a maternidade do Vera Cruz I. Estamos terminado aquela obra e dentro de pouco tempo Goiânia vai contar com uma das melhores maternidades do país”, destaca.

Iris admitiu que teve problemas com falta de médicos em unidades de saúde devido ao baixo valor do salário, mas que a situação já foi resolvida.

“Enfrentamos inúmeros problemas em relação a falta de médicos porque o salário que a prefeitura dispunha para os médicos era pequeno e consequentemente, o número de médicos insuficiente. Hoje já estamos com médicos suficientes em todas as especialidades e com salário que justifica ao profissional ocupar a função na prefeitura”, detalha

Educação

Iris também falou sobre educação. Elogiou resultados de um grupo de estudantes que ganhou um prêmio no Japão e que pretende zerar a fila de vagas para os Cmeis com a construção de salas modulares.

“O grande problema no ensino infantil é a falta de vagas. Já aumentamos em torno de 3 mil vagas e eu quero zerar agora com um novo sistema que encontramos: monta-se uma sala de aula aqui em 4, 5 dias. Toda semana nós estamos inaugurando cinco ou seis salas onde se colocam 200 crianças”, conclui.

Confira a íntegra da entrevista clicando aqui!

Fonte: G1 Goiás