O Banco do Japão vai começar a fazer experimentos para checar a viabilidade do uso de moedas digitais como alternativa para o dinheiro de papel.

Não há planos imediatos para o uso de uma versão digital do yen, a moeda japonesa, em substituição à moeda de papel. Mas o Banco do Japão anunciou um estudo com um banco central responsável por emitir um dinheiro digital, e quer entender quais são os maiores obstáculos para a popularização de moedas virtuais – e os desafios que elas oferecem para instituições financeiras.

Entre potenciais desafios, a instituição teme que queda de energia ou problemas de rede possam causar danos econômicos. No Japão, essas questões são delicadas, considerando que o país experiencia terremotos com frequência, e uma pane em um sistema de moeda virtual pode resultar em caos.

Outra questão ser estudada é a adoção da tecnologia pela população japonesa. Atualmente, estimativas apontam que 65% dos moradores do país possuem um smartphone, mas o número é consideravelmente menor quando a população mais velha é levada em consideração.

Assim, uma migração total para uma plataforma de pagamentos digitais pode ser desastrosa para idosos e população vulnerável.

Portanto, o objetivo é encontrar uma solução que seja viável para ser amplamente usada ao mesmo tempo que funciona mesmo offline, e que não exige um smartphone para os pagamentos.

O Japão não é o primeiro país a olhar para moedas virtuais como opção para o futuro: a China também já testa um sistema parecido, e pretende fazê-lo em cidades como Shenzen e Pequim em breve.

Via: ZDNet \ Olhar Digital