O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-Goiás), Marcelo Baiocchi, afirmou em vídeo divulgado neste domingo (5/7) que somente uma “grande união de esforços” entre o poder público e a iniciativa privada será capaz de vencer a pandemia do novo coronavírus. Sem citar nomes, Baiocchi condenou as posturas de enfrentamento adotadas por parte das autoridades que atuam no combate à Covid-19. Assista ao vídeo no perfil de Baiocchi no Instagram (@marcelobaiocchi).

“Todos os poderes precisam estar unidos. As entidades privadas, o Poder Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Ministério Público. Só assim encontraremos uma saída para o problema que estamos enfrentando”, afirma o presidente da Fecomércio no vídeo, publicado em suas redes sociais e que circulou intensamente no fim de semana. “Não é jogando trabalhadores contra empresários, esposas contra maridos, colocar Ministério Público contra empresários que vamos resolver o problema, muito pelo contrário”, diz Baiocchi.

O presidente da Fecomércio disse que as diferentes instâncias de enfrentamento da pandemia precisam se tratar como parceiros. Baiocchi citou como exemplo as conversações que a entidade tem mantido com o Ministério Público Estadual (MP-GO). “Temos conversado muito com o MP, nos colocando à disposição, nos apresentado como parceiros, porque o MP é um grande parceiro, assim como os poderes Legislativo e Judiciário, o próprio governo do Estado e das prefeituras”, afirmou o presidente da Fecomércio.

Segundo Baiocchi, o governador e os prefeitos estão sendo levados ao erro no enfrentamento da pandemia pelos estudos matemáticos apresentados pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “Respeitamos a UFG, mas acreditamos que os estudos da universidade estão levando o governador e os prefeitos ao erro. (A UFG) Fala em 18 mil mortes, algo inimaginável, que, temos convicção, não vai acontecer, porque estaríamos diante da maior média de mortes do mundo”, afirmou o presidente da Fecomércio, dizendo que a projeção feita pela universidade não tem nenhuma razoabilidade científica.

No vídeo, o presidente da Fecomércio afirma ainda que esses estudos e parte das autoridades que atuam no enfrentamento da pandemia tentam culpar a economia pelas mortes, estabelecendo um vínculo entre a abertura gradual das atividades econômicas, em especial do comércio, com os casos de contaminação e as mortes registrados nas últimas semanas. “Nós defendemos a vida também e a economia não pode ser dissociada disso. A falência e o desemprego também custarão vidas e isso é falta de planejamento no enfrentamento da pandemia.”

Marcelo Baiocchi citou, entre as falhas graves de planejamento estão a demora em ampliar o número de leitos para o tratamento da doença e a ausência de uma política pública de acompanhamento de pacientes. “Com todo o respeito pelos estudos da UFG, mas eles não podem se basear apenas em modelos e estudos matemáticos. Eles têm que ser feitos a partir da realidade da pandemia”, disse.