A ampliação da faixa etária do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 não deve avançar nesta semana em Goiás. Isto porque não há expectativa para a chegada de novas remessas do imunizante direcionados à primeira aplicação. A previsão é de que chegue apenas um novo lote de Astrazenca, cerca de 30 mil doses, que serão destinados à segunda aplicação do grupo que recebeu o imunizante em janeiro.

“Chegando essas novas doses vamos fazer a D2 [segunda dose] que é importante obviamente para fechar o ciclo, mas não amplia a parcela da população imunizada e a gente vê isso com preocupação”, lamenta o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.

O secretário explica que o problema está na falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que hoje só chega ao Brasil através de importação da China ou da Índia. “O quantitativo previsto tanto pela Fiocruz como pelo Butantan para cada mês acaba sendo diminuído. Até que se tenha a produção do IFA no Brasil, a produção brasileira vai ficar dependente da importação desse insumo e isso acaba freando a nossa produção, porque sem o IFA não temos como produzir. Como acabou o que tinha chegado, o Butantan deu uma diminuída na produção. Acredito que chegará essa semana, chegando já ampliaremos de novo o quantitativo, mas só vamos ficar tranquilos quando tivermos a produção nacional do IFA”, detalha Ismael.

De acordo com o secretário, faltam condições técnicas de capacidade operacional nos dois laboratórios, Fiocruz e Butantan, para a produção do insumo. Com o IFA em estoque, Ismael acredita na produção de cerca de 1,5 milhão de doses por dia, o que aceleraria a vacinação em todo o país.

Vacinação comprometida

Na semana passada a Prefeitura de Goiânia anunciou que suspenderia a vacinação durante todo o feriado prolongado da Semana Santa por falta de doses. Na capital, a vacinação foi retomada nesta segunda-feira, 5, mas apenas para a aplicação da segunda dose em grupos que já receberam o imunizante.

Aparecida de Goiânia também interrompeu a vacinação nos drive-thrus a partir desta terça-feira, 6. A aplicação da primeira dose ocorre exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para quem agendou o serviço pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, já que nesses casos as doses foram separadas e estão garantidas. Já a vacinação nos drive-thrus será retomada assim que o Ministério da Saúde envie novas remessas.

Jornal Opção