O ex-governador de Goiás Maguito Vilela, candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, voltou a respirar de forma espontânea após a retirada de uma medicação chamada de bloqueador neuromuscular, mas continua entubado para receber oxigênio por meio de uma máquina. O político usa três medicamentos dentro de uma sedação global: um analgésico, o bloqueador neuromuscular e um sedativo.

A retirada desse bloqueador no composto de medicamentos permitiu aos pulmões retomarem o funcionamento normal, que estavam paralisados. O político segue internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de São Paulo para tratar a infecção do coronavírus. O quadro de saúde foi avaliado como “muito bom” pelo pneumologista Marcelo Rabahi.

O boletim médico divulgado nesta quinta-feira (5) informa ainda que o tratamento tem alcançado as metas de recuperação. Uma parte dessas metas avaliada pelos médicos como positiva é a resposta corporal que Maguito Vilela apresenta quando é estimulado de alguma forma.

“Está em franca recuperação e já apresentou um nível de despertar ao ser chamado. Também está em respiração espontânea e segue entubado em ventilação mecânica”, avalia Rabahi.

Antes de ser transferido de Goiânia para São Paulo, o político apresentava 75% dos pulmões tomados pela infecção do coronavírus.

Contaminação

Maguito Vilela, de 71 anos, testou positivo para o coronavírus no último 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia. No dia 27, foi transferido para São Paulo. Já no dia 30, foi entubado após piora no quadro respiratório.

Candidato a vice-prefeito na chapa de Maguito Vilela, o vereador Rogério Cruz (MDB) também testou positivo para o coronavírus. Ele está em casa, seguindo o protocolo médico indicado para este caso.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí.

Carreira política

Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil.

Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

G1