Caroline Salmoria e Clauciane Becker, sócias na Organize-C, empresa de organização corporativa e residencial de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, aceleraram os planos de aumentar a conexão com potenciais clientes após a pandemia de Covid-19. Uma das novidades é o treinamento online para desenvolvimento pessoal e profissional doméstico. 

“Já estávamos trabalhando no projeto desde o ano passado. A pandemia nos fez acelerar o processo e disponibilizar o treinamento para empregadas domésticas. Muitas delas têm várias habilidades. Nossa proposta é criar diaristas especialistas, que possam atuar em casas com recém-nascidos ou ensinar Inglês para as crianças enquanto trabalham. Há profissionais que falam inglês fluente, por exemplo”, detalha Caroline. 

Na proposta Casa Brasileira, há ainda o módulo Limpeza Pós-pandemia, que ensina como os procedimentos devem ser feitos para a correta higienização de ambientes. Outra novidade é o treinamento de limpeza de residências, focado nas pessoas que estão trabalhando em home office e têm mais tempo para ficar em casa. 

“Desenvolvemos um canal do assinante, para ajudar a organizar a bagunça da casa ou da rotina doméstica. A cada mês, fazemos um cômodo. Já passamos pela cozinha, lavanderia e banheiro. Nos próximos meses, teremos conteúdos sobre quarto infantil e closet”, adianta Caroline. A programação irá até o final deste ano.

As empreendedoras fazem parcerias com empresas relacionadas aos ambientes trabalhados, para ampliar o engajamento e projetar novos negócios em lives, uma vez por mês. No caso da cozinha, uma empresa de móveis planejados e uma arquiteta foram parceiros. 

Caroline conta que, desde que participou do Summit Sebrae, realizado no final de 2019, em Curitiba, tem mantido contato com startups, após aproximação via Sebrae/PR. 

“Temos a intenção de fortalecer nosso projeto de impacto social. No Brasil, o segmento tem cerca de seis milhões de domésticas”, enfatiza Caroline. 

Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, salienta que as empreendedoras da Organize-C sempre participaram ativamente de atividades do Sebrae, como o Summit e o seminário Desafios do Crescimento, com perfis conectados ao que está acontecendo na região e no mundo. 

“Todo o processo de buscar informações e se atualizar fez com que elas, neste momento de crise, pudessem observar rapidamente os movimentos do mercado e se posicionar, ocupar um espaço. Em momento de crise, encontraram um novo serviço para oferecer”, resume Jocelei.

Agência Sebrae