O governo de Goiás adquiriu 50 novos respiradores pulmonares mecânicos para o tratamento de pacientes com Covid-19. Foram investidos R$ 3 milhões na compra dos equipamentos que são comercializados pela Leistung Equipamentos Ltda, a R$ 60 mil cada. O respiradores chegam ao Estado na noite deste domingo, 5

Segundo o governo, diante da atual realidade do mercado, o valor é bastante atrativo e garantiu a melhor aplicação dos recursos públicos. Para garantir a qualidade dos respiradores, uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP) e da Gerência de Engenharia, da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, foi enviada para a cidade de Jaraguá do Sul (SC) para conferir os equipamentos.

Nesta sexta-feira, 3, foi verificado que os respiradores estão em conformidade com as especificações técnicas necessárias ao tratamento da Covid-19. Assim, a negociação foi concluída e a equipe goiana partiu de volta para o Estado, trazendo os equipamentos que irão fortalecer e ampliar a rede estadual de UTIs para Covid-19.

Goiás vai chegar a 1.120 leitos exclusivos para tratamento da Covid

De março até hoje, o governo estadual já inaugurou cinco hospitais de campanha, localizados em Goiânia, Porangatu, Águas Lindas, Luziânia e Itumbiara. Outras três unidades estão em processo de estadualização.

Foram abertos 459 leitos exclusivos para pacientes da Covid-19, sendo 164 leitos de UTIs e 295 leitos de enfermaria. Estão em fase de implantação, mais 154 leitos de UTIs e 500 leitos de enfermaria. Ou seja, Goiás vai chegar a 1.120 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19.

Mais de 1,9 mil trabalhadores de saúde foram contratados para atuar no combate ao novo coronavírus. O Estado também fez a aquisição de 4 milhões de unidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de outros 1,5 mil equipamentos para hospitais.

Jornal Opção