O presidente da Capes espera que esse seja o último contingenciamento de 2019 pelo qual a instituição tenha que passar.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apresentou as alterações que serão feitas na concessão de bolsas de cursos com nota 3 – segundo os critérios da instituição. Foram congeladas 2.724 bolsas, sendo 2.331 de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-graduação.

Houve uma redução total de 6.198 bolsas no ano de 2019. Esse novo bloqueio representa uma redução de de R$ 4 milhões em 2019 e, até 2020, deve representar R$ 35 milhões. O presidente da instituição, Anderson Ribeiro Correia, afirmou nesta terça-feira (4), que espera que esse seja o último “contingenciamento” de 2019. Correia garantiu, no entanto, que nenhum aluno que já está fazendo uso de bolsas serão atingidos.

Correia garantiu que a comunidade prefere um valor maior para as bolsas do que optar pelo aumento no número de ofertas.

Print

O Programa Institucional de Internacionalização (Print) também sofreu mudanças: o prazo foi estendido de quatro para cinco anos. De acordo com a Capes, “a medida não altera o total de recursos destinados à ação, nem prejudica o desenvolvimento do programa”.

Fonte: Mais Goiás