Pesquisadores encontraram dez crânios humanos milenares em Serranópolis, na região sudoeste de Goiás. Segundo eles, descoberta amplia os estudos sobre as civilizações passadas e contribuem com discussões científicas sobre a ocupação humana.


O projeto foi nomeado como “Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas Perspectivas”. O trabalho é feito na região desde 2020, quando começaram as escavações.

A descoberta dos crânios aconteceu em junho deste ano, mas só foi divulgada pelos pesquisadores no dia 26 de agosto. O motivo é que os pesquisadores queriam informar primeiro os moradores de Serranópolis sobre os trabalhos realizados no município.

A pesquisa é coordenada pelos professores Júlio Cesar Rubin, geoarqueólogo, e Rosiclér Theodoro da Silva, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e tem a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da Superintendência de Goiás e do Centro Nacional de Arqueologia (CNA).

De acordo com o professor Júlio Cesar, os crânios são de pessoas que habitaram a região no período pré-colonial.

“Quando a gente estuda formação do registro arqueológico a gente vai entender como é que foi esse processo de formação dessas camadas arqueológicas que a gente está estudando. Depois, a gente pode identificar também várias outras informações”, disse Júlio.

Os estudos no local fazem parte da retomada das pesquisas arqueológicas na região. Esta é a quarta etapa da pesquisa e busca uma correlação com os resultados das primeiras investigações desenvolvidas no local nas décadas de 1970 e 1980.

Júlio disse ainda que o trabalho de escavação continua, porque eles vão tentar encontrar vestígios que possam trazer mais informações sobre o estilo de vida desses antigos moradores da região.

“Tudo que nós temos agora são informações preliminares, a gente tem que escavar muito mais nesse sítio, investigar muito mais. A área do sítio deve ter mais ou menos 800 metros quadrados e a gente escavou até agora 17 metros quadrados. Então, é o início de uma retomada da pesquisa”, contou o professor.

Pesquisadores encontram crânios milenares em Serranópolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pesquisadores encontram crânios milenares em Serranópolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Complexo arqueológico de Serranópolis

O complexo arqueológico de Serranópolis é um dos mais importantes e completos dentre os conjuntos de sítios arqueológicos do Brasil, segundo o Iphan. O local possui mais de 30 sítios com ocupações que remontam uma cronologia antiga na região.

O Instituto informa ainda que o município é referência na história do povoamento do cerrado brasileiro por sua importância científica e que as pesquisas no local revelam que populações ocupavam a região há aproximadamente 11 mil anos.

Na mesma região do sítio arqueológico em Serranópolis, em 1996, foi encontrado o fóssil do homem da Serra do Cafezal, que é conhecido como Zé Gabiroba, um fóssil de mais de 11.500 anos.

Pesquisadores encontram crânios milenares em Serranópolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pesquisadores encontram crânios milenares em Serranópolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1