Evento começa nesta quarta-feira (4) e segue até o final de semana. Alguns participantes vão ficar acampados em barracas para participar das atividades. Veja programação.

A 1ª edição do Campus Party Goiás começa nesta quarta-feira (4) e vai até domingo (8) com 200 palestras e 90 workshops. O evento de tecnologia aborda o tema “Ciências Aplicadas” e vai discutir inovações nas áreas de agrotech, healthtech, logística, defesa, games e empreendedorismo. A organização espera receber 40 mil pessoas no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia.

Segundo a organização, 4 mil “campuseiros” (1.500 acampados e 2.500 visitantes inscritos), que ficam em uma área restrita. Eles vão participar e ter acesso a mais de 350 horas de conteúdo e atividades durante 24 horas por dia. Além disso, o público pode usufruir de uma internet com velocidade de 20GBps.

Confira a programação completa

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Goiás (Sedi), Adriano Lima, conta que receber o evento tem uma grande importância, tanto para a inserção de Goiás no mapa global de tecnologia digital quanto para promover conhecimento a comunidade.

“A Campus Party não é uma feira tecnologia, não é exposição, não tem comercialização, é um legado importante para o Estado. É uma oportunidade dos jovens serem estimulados a enfrentar desafios e assim propor e desenvolver soluções. Isso não envolve só uma inserção tecnológica mas também social e política”, pontua secretário.

Áreas

A Campus Party é dividida em três áreas, sendo a open, aberta ao público e as áreas de camping e arena apenas para os inscritos.

  • Open Campus

A área aberta e gratuita a todo o público funciona entre os dias 5 e 7 de setembro, das 11h às 21h, com circulação permitida até às 22h, e, no domingo (8), das 11h às 19h, com circulação até às 20h.

No espaço, os visitantes poderão interagir com potentes simuladores de realidade virtual, participar de batalhas de drones, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras.

Além disso, eles terão a oportunidade de participar de atividades em formato de mostra interativa, workshops e palestras nos espaços RobotiCampus, Educação do Futuro, MakerSpace e no palco STEAM.

“O nosso objetivo é que as pessoas aprendam a partir da interação com o mundo, enfatizando o uso da tecnologia para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e de outros aspectos humanos tão importantes na sociedade moderna”, complementa Thalis Antunes, gerente de conteúdo da Campus Party.

  • Camping

Nesta área estão montadas 1.500 barracas entre simples e duplas, disponíveis para os “campuseiros” inscritos, que ficarão acampados no shopping para as atividades que a acontecem 24 horas por dia.

  • Arena

A arena abre nesta quarta-feira (4) a partir de 12h e é composta por quatro palcos: Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurship. Há ainda três espaços para workshops que vão abordar temas como Agrotech, Games e Startups.

A programação conta com a presença de Dado Schneider, mestre e doutor em Comunicação e embaixador da Campus Party, Annelise Gripp que trabalha com engenharia de desenvolvimento de software há 24 anos e hoje é consultora e especialista em transformação digital.

O evento também recebe Ricardo Cappra, cientista-chefe da consultoria de ciência de dados Cappra Data Science e líder do laboratório de big data Mission Control, Cícero Morais, designer 3D brasileiro que, por meio de programas de código aberto como InVesalius e Blender, tornou-se uma referência no campo da reconstrução facial forense, e Gabe Gabrielle, engenheiro da Nasa e educador norte-americano.

Destaques

O diretor geral da Campus Party, Tonico Novaes, conta que um espaço da Arena será destinado para comunidades, entre elas, DevOps GO, Dumont Hackerspace, IXDA, FGSL, Inner Join e Mulheres GO. São bancadas para compartilharem conteúdo de qualidade e estimularem o networking, ou seja, oportunidades de relacionamentos profissionais.

“Chamamos o público de Goiás a co-criar a Campus Party, recebemos um público muito fiel do Estado nas outras edições que realizamos pelo Brasil e, por isso, quisemos dar maior voz dentro da Campus para eles. Reunimos um grupo bem bacana que levará um conteúdo de qualidade para o evento, além de permitir uma maior integração entre os próprios campuseiros”, explica o diretor.

Haverá também maratonas de conhecimento com desafios, chamadas de Hackathons. Uma delas é a AgroStartup, em parceria com o Senar, que vai desenvolver soluções para promover a comercialização de produtos agropecuários.

Já a outra, chamada de Governo Transparente, tem parceria com o Governo de Goiás, com o intuito de criar soluções para promover a transparência do Governo Estadual de Goiás.

Evento com área de camping e mais de 250 atividades durante cinco dias no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia  — Foto: Virta Comunicação/Divulgação
Evento com área de camping e mais de 250 atividades durante cinco dias no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia — Foto: Virta Comunicação/Divulgação

1º Fórum Internacional do Futuro “Homem ou máquina?”

Nos dias 5 e 6 de setembro, os palcos Feel the Future e Entreperneuship receberão palestras e debates com o objetivo de discutir os impactos da revolução digital no ambiente de trabalho. O encontro recebe Robson Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, explica que o futuro do trabalho já é um tema crucial no ambiente corporativo.

“Este tema tem que fazer parte das discussões e dos desafios que empregadores e funcionários encontrarão no futuro. Pretendemos debater como as profissões serão impactadas pelo desenvolvimento da inteligência artificial e os desdobramentos nos planos ético, filosófico, econômico e político”, explica o presidente.

O fórum contará com a participação de importantes nomes nacionais e internacionais, como Carlos Oliveira, Ministro Conselheiro na Delegação da UE no Brasil e responsável por promover a cooperação entre a UE e Brasil nas áreas de economia, indústria, mercados digitais e mobilidade.

O doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, a professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do Programa interdisciplinar e interinstitucional de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFRJ/UERJ/UFF/FIOCRUZ) Maria Clara Dias, e Paco Ragaeles empreendedor e um dos idealizadores da Campus Party também vão participar.

Interatividade

Todas as palestras poderão ser acompanhadas em tempo real no site oficial da Campus Party ou no Campuse.ro, via streaming. Também é possível acompanhar a programação completa no aplicativo Campus Party Official. Para baixar é só baixar no Apple Store e Google Play.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo.

Já produziu edições na Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há 12 anos.

Serviço Campus Party Goiás – 1ª edição

Arena: Nesta quarta-feira (4) a partir de 12h até domingo (8) às 12h.

Open Campus: Entre 5 e 7 de setembro, das 11h às 21h, com circulação até às 22h. No domingo, das 11h às 19h, com circulação até às 20h.

Local: Passeio das Águas Shopping (Av. Perimetral Norte, 8303 – Lot. Mansões Goianas)

Fonte: G1 Goiás