O avião foi encomendado pela FAB à Embraer. Ele tem capacidade para operações como transporte de cargas e paraquedistas, socorros humanitários e combate a incêndios.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) visita a Base Aérea de Anápolis nesta quarta-feira (4) para participar da entrega do novo cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB), o maior da categoria produzido no Brasil.
O presidente chegou ao local do evento, por volta das 11h15, no avião presidencial. Alguns minutos, depois, o cargueiro chegou escoltado por dois caças. Ele está acompanhado do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), dos ministros da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, além do governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM).
O avião KC-390 foi fabricado no Brasil. O avião que chegou a Anápolis é um dos 28 encomendados pela FAB à Embraer. O novo modelo, maior avião militar desenvolvido e fabricado na América do Sul, vai substituir os modelos C-130, conhecido popularmente como Hércules, que são usados atualmente.
O novo cargueiro tem capacidade para fazer várias operações, como transporte de cargas e paraquedistas, socorros humanitários e combate a incêndios.
A equipe que vai operar o avião ainda está em treinamento e a aeronave ainda não tem todas as certificações para todas as funções que ela apresenta. A expectativa é que todo esse processo seja concluído até o segundo semestre do ano que vem.
Caiado elogiou o presidente e disse que ter o cargueiro no estado de Goiás é um “orgulho muito grande” para todos os moradores do estado, pois se trata do que há de “mais moderno” em termos aeronáuticos.
“Hoje, Anápolis recebe aquilo que realmente é o que tem de mais moderno no mundo. Ao receber isso, a Aeronáutica está aqui com seu primeiro KC na sua primeira casa que é o território anapolino. Isso é um orgulho muito grande”, afirmou.
Esta é a quinta vez desde que assumiu o mandato que o presidente visita Goiás. A última, também em Anápolis, foi para a assinatura da concessão da Ferrovia Norte-Sul.
A Base Aérea de Anápolis passou por uma reforma, há um ano, para receber o cargueiro. Foram feitas a ampliação do pátio, a construção de um hangar e reforma de várias instalações.
Fonte: G1 Goiás