Os trabalhos são de alunos do curso de Design de Moda (UFG) que tem o objetivo de unir conhecimento, empreendedorismo, inovação e mercado.

A 2ª. edição do evento será toda virtual e acontece nos dias 10 e 11/6 com apresentação de 21 projetos de alunos do curso de Design de Moda, da Faculdade de Artes Visuais, da UFG.

É uma realização conjunta da UFG, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Governo Federal.

A coordenação é da Profa. Lorena Pompei Abdala e a programação pode ser acessada no link .

Projeto


O 2º UFG FASHION BUSINESS é um projeto de extensão do curso de Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais da UFG, vinculado às disciplinas de Projetos de Design de Moda II e III, as quais compreendem ao último ano de curso.

No intuito de desenvolver trabalhos que proporcionem maior imersão ao mercado profissional, estímulo ao empreendedorismo e inovação, temos como foco principal fomentar o protagonismo discente ao colocá-los como agentes ativos, desde a fase da geração de ideias até a regulamentação legal de uma marca de moda.

Contudo, é importante ressaltar que o entendimento de empreendedorismo é utilizado na perspectiva de estimular o questionamento das ordens postas e buscar oportunidades criativas dentro do cenário.
A realização do evento é uma oportunidade para apresentar à comunidade externa as possíveis e amplas atuações do campo da moda, que vão além do estilismo.

Desta forma, nos guiamos pelas ferramentas pedagógicas do Business Model Canvas, voltado para a resolução de problemas, através de técnicas como o pensamento lateral e teorias sobre inovações de incrementos e disruptivas.

A orientação do projeto foi guiada pelas políticas de inovação da UFG, previstas na resolução do Conselho Universitário (CONSUNI), nº 11/2018, conforme descrito no link .

A inovação é ação transversal, que permeia as atividades fundamentais e indissociáveis da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, e que envolve novos processos, teorias, serviços e produtos, ou seu melhoramento, resultando em desenvolvimento econômico e social, (CONSUNI, nº 11/2018).

História e parcerias

O 1º UFG FASHION BUSINESS, realizado em 2019, apresentou 13 propostas de negócios de moda, na 2ª Mostra de Inovação, dentro do 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX). Neste ano, 2021, a segunda edição do evento acontecerá em formato digital, devido às incertezas da pandemia do Covid-19.

O projeto, desde sua primeira edição conta com as colaborações da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI/UFG), Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR / UFG) e com o Sebrae Goiás.
Neste ano, recebemos o apoio do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI/GO), bem como a participação dos professores do curso de Design de Moda: Breno Tenório de Abreu, Lavinnia Gomes Seabra e Rosa Berardo. Temos também, o apoio do professor Ítalo Camilo da Silva Nogueira da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG e da psicóloga Lívia Mesquita, da equipe do programa “Saudavelmente” da UFG.

A troca de expertise com os apoiadores foi estratégica, sendo uma forma de experienciar como os campos de saberes se complementam dentro cadeia produtiva da moda. Sendo assim, o projeto é por natureza e essência colaborativo e interdisciplinar, visando uma maior interação com a comunidade, não somente a acadêmica, mas também a sociedade em geral.

Serviço
Evento: UFG Fashion Business – 2ª. Mostra de Inovação
Data: 10 e 11/6/21
Horário: dia 10/6, das 9h às 21 (com intervalos) e dia 11/6, das 14h às 20h (com intervalos
Formato: virtual
Programação: https://publica.ciar.ufg.br/projetos/ufgfashionbusiness/2_edicao/index.html#projeto
Realização: Universidade Federal de Goiás (UFG): Saudavelmente | PRPI | CEI | CIAR | FAV | PROEC; Sebrae Goiás; Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); Governo Federal