O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), visitou na manhã desta quinta-feira (04/03), em Brasília, o laboratório da União Química. Com o objetivo de conhecer o processo de produção da vacina Sputinik V, o chefe do Executivo Municipal revelou que o encontro serviu para iniciar as negociações para a possível compra inicial de 600 mil doses do imunizante para serem aplicadas nos goianienses com idade acima de 60 anos.

“É com muita honra que recebi este convite e não poderia deixar de estar aqui para, além de conhecer a produção da Sputinik V, já iniciar as negociações de doses da vacina para Goiânia”, disse Rogério Cruz, ao acrescentar que a produção da empresa União Química ocorre no Brasil em fase piloto, mas a fabricação em larga escala depende de autorização por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na próxima semana, conforme Cruz, a empresa vai concluir a produção de 4,5 mil doses que serão enviadas à Rússia para certificar a qualidade e eficácia dos imunizantes. “A partir desta validação, a empresa brasileira começará a produzir as vacinas em larga escala e aí abre a possibilidade da nossa aquisição e aí sim vamos poder ampliar a vacinação do grupo de risco da nossa capital”, comentou o prefeito.

A União Química está transferindo tecnologia para a fábrica da empresa, o que permitirá a produção das vacinas integralmente no Brasil. “É uma iniciativa inédita no País”, revelou o diretor de Negócios Internacionais da empresa, o ex-deputado federal Rogério Rosso. Atualmente, de acordo com ele, a empresa atua na terceira fase para a produção de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no Brasil e depois de autorização da Anvisa poderá produzir até dezembro 150 milhões de doses.

“É com muita alegria que recebemos aqui o prefeito Rogério Cruz. O primeiro prefeito a nos visitar e iniciar as conversações para aquisições de imunizantes para o povo de Goiânia. Aqui, mostramos os nossos laboratórios e deixamos claro que existe o Plano Nacional de Vacinação e a necessidade de todo povo brasileiro ser vacinado de forma igual, porém a participação das prefeituras é fundamental. Estamos torcendo para que tudo dê certo”, concluiu Rosso.

Crédito: Diretoria de Jornalismo/Prefeitura de Goiânia