Os brasileiros que estão em Wuhan, foco de transmissão da epidemia do novo coronavírus, deverão chegar no próximo sábado (8) para quarentena em Anápolis. A informação foi dada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, nesta terça-feira (4). Eles serão trazidos em dois aviões da frota presidencial para a Base Aérea de Anápolis (BAAN). Caso algum deles apresentem sintomas, serão encaminhados para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para as devidas avaliações médicas.

Até o momento, 29 pessoas estão confirmadas na lista, incluindo quatro chineses classificados como cônjuges, filhos ou pais de brasileiros. Equipes médicas do Ministério da Saúde e do Instituto de Medicina Especializada da Força Aérea farão monitoramento da vinda dos brasileiros. Quem tiver interesse em retornar ao Brasil, deverá incluir seus nomes até 24h antes da vinda das aeronaves, ou seja, manhã de quinta-feira (6).

Antes do governo federal confirmar Anápolis como sede para a quarentena, o governador do estado, Ronaldo Caiado, havia comentado sobre a possível vinda das pessoas e tranquilizado a população.  “Sabemos muito bem o que estamos recebendo”, falou. “Não estamos colocando em risco a vida de ninguém”, afirmou Caiado. “Cabe a nós brasileiros, solidários que somos, dar a outros brasileiros que estão em uma situação delicada o sentimento da solidariedade e patriotismo. Também estamos cumprindo com a responsabilidade de um país perante seu povo.”

Fonte: Jornal Opção