Desde o início da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas alagoanas tiveram as atividades paralisadas ou foram obrigadas a mudar, repentinamente, a forma de atuação. O restaurante Galetos Braun, que fica localizado no bairro do Farol, é uma das empresas que continuam mantendo o funcionamento durante o período de enfrentamento da Covid-19. Para superar os efeitos da crise, o estabelecimento precisou adotar algumas medidas, como a redução de despesas e a simplificação do cardápio.

Segundo o administrador do restaurante, Roniclei Cavalcante, apesar das medidas restritivas adotadas pelo Poder Público, o atendimento ao público foi ampliado. “Sem dúvida, não poder atender clientes presencialmente e não poder manter o quadro de funcionários são as principais dificuldades trazidas pela crise. No entanto, antes da pandemia, fechávamos o restaurante uma vez por semana e, atualmente, funcionamos todos os dias. E continuaremos assim, após a reabertura, pois com isso garantimos emprego a cinco funcionários do nosso quadro”, informa.

O empresário explica que as medidas adotadas estão garantindo o faturamento do negócio e, consequentemente, o salário dos funcionários sem atraso. “Dentro da nossa realidade, apesar da crise, está sendo possível manter o faturamento. Para isso, enxugamos muito todas as despesas e, para aliviar alguns gastos, usamos o recurso disponibilizado pelo governo. Além disso, estamos há 90 dias com um número maior de funcionários em férias e todos estão com seus salários em dia”, relata.

Atualmente, o restaurante Galetos Braun disponibiliza ao público as opções de delivery e pague e leve, mas, de acordo com o empresário Roniclei Cavalcante, o estabelecimento sempre trabalhou com o serviço de entrega. “Sempre tivemos nossa frota de entregadores. Como já tínhamos o serviço de delivery ativo, que aliás foi o nosso primeiro tipo de atendimento, ficou mais fácil de administrar a adaptação do negócio, que existe há 43 anos. Apesar da crise, continuamos sem pedir empréstimo e todos os pagamentos a fornecedores estão em dia”, conta.

Na contramão da crise

Apesar dos efeitos negativos da crise, alguns setores da economia estão mantendo a produtividade e até mesmo ampliando a atuação. Conforme o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, os mercados de bairro e as farmácias estão sem posição de destaque no atual cenário. “Há dois setores que estão com menos perdas que os demais: o setor de mercados de bairro, que vem se mantendo com ligeiro crescimento, e o setor de farmácia”, explica.

“O setor de alimentação fora do lar, em que há estabelecimentos como galeteria, pizzaria e lanchonetes com delivery, vem apontando um crescimento da demanda. Um dos fatores que motivam o crescimento é o reposicionamento de mercado dessas empresas. Poucos mercados, por exemplo, faziam entrega e, hoje, a maioria desses estabelecimentos utiliza delivery”, defende o gerente da URE.

Marcos Alencar reforça que o investimento nas plataformas digitais é a alternativa mais segura para garantir a sobrevivência do negócio no contexto atual. “Você cresce na crise reinventando a forma de entregar o produto ao cliente. Plataformas de marketplace vêm sendo disponibilizadas para possibilitar o encontro entre a empresa ofertante e o comprador. Além disso, as próprias empresas estão investindo em comunicação digital, mas boa parte dos empresários se habituou a trabalhar presencialmente. Então, o desafio é preparar o empresário para o mundo digital”, ressalta.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

Agência Sebrae