O evento é gratuito e começa na próxima quinta-feira (6), os quatro longas-metragens serão exibidos nos dias 8 e 9.

A 2ª Mostra de Cinema Italiano do Festival de Nova Veneza vai exibir filmes que mostram a vida cotidiana dos moradores do país europeu e também retratam personalidades famosas. O evento é gratuito e começa na próxima quinta-feira (6), os quatro longas-metragens serão exibidos, nos dias 8 e 9.

Os filmes são uma oportunidade para que os moradores da cidade, grande parte descendentes de italianos, conheçam um pouco da arte feita na terra de seus antepassados. Serão exibidas as obras Gente di Roma, Puccini e la Fanciulla (Puccini e a garota), Il Primo Incarico (O primeiro cargo) e La Kryptonite Nella Borsa (A Kryptonita na bolsa). Todos eles terão legenda em português.

Os filmes foram cedidos pela Embaixada Italiana no Brasil, que destaca que o país tem uma forte indústria cinematográfica. Vários filmes italianos já ganharam Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

A 15ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza acontece entre os dias 6 e 9 de junho. A expectativa é reunir 100 mil pessoas. O evento terá diversos pratos típicos, apresentações de dança, música e até uma aula-show do idioma para o público.

Filmes

Em Gente di Roma, mistura-se documentário e ficção, usando homens, mulheres, pessoas anônimas e figuras públicas, para mostra o dia a dia de pessoas de várias classes sociais que moram em na capital da Itália.

Já o filme Puccini e la Fanciulla é uma biografia do compositor de óperas Giacomo Puccini. A obra mostra, com cartas e documentos, que ele teria uma segunda filha, fruto de um caso extraconjugal.

A vida de uma jovem que sai de casa para ser professora em uma vila isolada da Itália é o foco do roteiro de Il Primo Incarico. A saudade da cidade natal e os desafios da profissão estão presentes em todo o film.e

Já La Kryptonite Nella Borsa aborda a vida de um garoto que encontra no universo dos super-heróis um meio de enfrentar o trauma de ver a mãe com depressão e a morte do primo, em um acidente de trânsito.

Mostra de Cinema no Festival Italiano de Nova Veneza

8 de Junho

  • 13h – Gente di Roma – Centro Cultural Pedro Peixoto
    Duração: 89 minutos
    Gênero: comédia, drama
  • 17h – Puccini e la Fanciulla – Centro Cultural Pedro Peixoto
    Duração: 84 minutos
    Gênero: drama

9 de junho

  • 13h – Il Primo Incarico – Centro Cultural Pedro Peixoto
    Duração: 90 minutos
    Gênero: drama
  • 17h – La Kryptonite Nella Borsa – Centro Cultural Pedro Peixoto
    Duração: 110 minutos
    Gênero: comédia, drama

Fonte: G1 Goiás