O vinagre é um alimento que pode ser extraído de qualquer vegetal que contenha açúcar. Sendo assim, pode ser feito a partir da maçã, uva, framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, melado, arroz, malte, milho, vinho, álcool, entre outros. Dessa forma, no caso do vinagre de maçã, a fruta é fermentada a partir leveduras e bactérias chamadas acetobacter.

Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético. A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95 % de água. Além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis. Esses ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e seus inúmeros benefícios.

Dentre os diversos benefícios que o vinagre de maçã pode nos trazer, estão:

Emagrecer

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira

Vinagre de maçã – benefícios, formas de usar e receita caseira

De acordo com os pesquisadores, o vinagre de maça ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose. Principalmente após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar subitamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome.

Além disso, o ácido acético presente no tempero é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Portanto, quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo. Dessa forma, se comportam como fibras insolúveis, e não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso.Como usar

Segundo alguns estudos, o indicado é ingerir duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar. Os participantes do estudo chegaram a perder em média dois quilos em um mês.

Melhora a pele

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira

Vinagre de maçã – benefícios, formas de usar e receita caseira

Apesar de ainda não existirem estudos que comprovem cientificamente esse benefício, o vinagre de maçã possui diversos componentes que já se mostraram plausíveis à pele. Como por exemplo o ácido acético. Essa substância possui propriedades antibacterianas que podem ter efeito antisséptico. Sendo assim, promove erradicação das bactérias que induzem à acne.

Inclusive, por conter alfa-hidroxiácidos, o vinagre de maçã pode agir removendo as células mortas da superfície da pele. Dessa forma, promove uma suave esfoliação da pele, acelerando a descamação das células da epiderme, tendo efeito coadjuvante no clareamento de manchas.Como usar

Sendo assim, para utilizar na pele, o vinagre de cidra de maçã que você deve usar é o cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado e não o tipo refinado. Ele deve ser utilizado diluído com água na proporção de uma porção de vinagre para quatro porções de água. E após a aplicação enxaguar totalmente a pele. O ideal é usar uma vez por dia para limpeza do rosto.

Entretanto, tome cuidado pois, pela sua acidez, o vinagre pode causar alergias e irritações em peles mais sensíveis.

Para os cabelos

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira

Vinagre de maçã – benefícios, formas de usar e receita caseira

O vinagre de maçã é uma excelente alternativa para tratar cabelos quebradiços, porosos ou oleosos. Porém, ele não atua diretamente nesses problemas, mas sim como um potencializador de cremes com essa finalidade. O pH dos fios danificados é alcalino e o desgaste pode ser tanto que o creme de tratamento não consegue se fixar aos fios. E é nesses casos que o vinagre de maçã realmente ajuda, pois ele ajuda a selar o produto nos seus fios.

O vinagre de maçã contém o pH ácido, o que contribui com o fechamento das cutículas abertas. Ao fechar as cutículas com o vinagre de maçã, os cabelos perdem o frizz e adquirem brilho, porque a luz vai passar a refletir nos fios de forma mais uniforme do que antes.Como usar

Por ter ação antifúngica e de limpeza, o vinagre de maçã pode ser aplicado em todo o cabelo. Dessa forma, também combate possível pre-disposição à caspas.

Para usar, basta misturar uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água filtrada morna. Borrife essa mistura em todo o cabelo, após a limpeza e, na sequência, aplique o creme de tratamento indicado mecha a mecha. Deixe agir por entre três a cinco minutos com touca térmica ou toalha umedecida em água quente. Ao final, enxágue tudo usando a água com vinagre diluído.

Ah, e não se preocupe! O cheiro fica completamente disfarçado pela máscara. A água com vinagre já deverá estar fria no final do processo e isso vai ajudar ainda mais a selar as cutículas.

Cicatrizar cutículas

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira

Vinagre de maçã – benefícios, formas de usar e receita caseira

O vinagre de maçã além de ser ácido, tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Esses ativos combatem os germes que podem se desenvolver onde ele for aplicado. Sendo assim, o vinagre de maçã melhora a paroníquia, uma infecção na borda da unha que normalmente surge ao tirar a cutícula das unhas de forma excessiva.Como usar

Para usar deve-se aplicar 1 gota do vinagre de maçã em cada unha e deixar atuar.

Outros benefícios para a saúde

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira

Vinagre de maçã – benefícios, formas de usar e receita caseira

Area de MulherFonte: maxliving

Além de seus usos externos, o vinagre de maçã também ajuda no funcionamento dos órgãos. Tais como:Músculos: O ácido acético presente no vinagre contribui para converter a glicose em glicogênio. Quanto mais glicogênio, mais energia, e assim os músculos se tornam mais eficientes, o que facilita a malhação e a recuperação após a atividade física. Fígado: Os ácidos málicos, lático e cítrico que ajudam na saúde do fígado e também o tornam mais eficaz no processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las de forma mais rápida. Articulações: Mais uma vez o ácido acético atua de forma positiva. Ele tem uma ação quelante, de eliminação, de cristais de minerais que se depositam nas articulações. Digestão: Por ser fermentado e rico em enzimas, o vinagre de maçã faz com que o alimento fique menos tempo retido no estômago e também pode haver melhora na azia e no refluxo. Prevenção de diabetes: Por reduzir os níveis de glicose, o vinagre age, consequentemente, auxiliando os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos

×

Receita de vinagre caseiro

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira

Vinagre de maçã – benefícios, formas de usar e receita caseira

Apenas algumas maçãs e um pouco de água, são suficientes para produzir o seu próprio vinagre de maçã. Entretanto, apesar de ser simples, é um processo demorado.

Pro ser um processo um pouco complicado, recomenda-se que na primeira vez que for confeccionar, não utilize muitas maçãs. Pois assim, evita-se desperdícios.

Dessa forma, de início, use 2 maçãs grandes. Lave, descasque e retire as sementes. Em seguida, corte em pedacinhos. Depois siga os seguintes passos:Coloque a maçã picada no liquidificador e acrescente um pouco de água para evitar que apodreçam. A quantidade de água varia de acordo com a quantidade de maçã utilizada. Normalmente, o recomendado é acrescentar água até que pelo menos metade das maçãs esteja coberta;  Bata no liquidificador até que as maçãs estejam completamente trituradas; Em seguida, coloque em uma garrafa de vidro, tampe e deixe longe do sol em temperatura ambiente (de preferência entre 18 e 30ºC) por 4 a 6 semanas. PS: É importante que a garrafa não fique completamente cheia para que a fermentação possa acontecer sem qualquer problema; Após esse tempo, coloque em um recipiente largo, cubra com um pano limpo e deixe ao sol por cerca de 3 dias.

Depois de ficar no sol, o vinagre de maçã deve ser filtrado e colocado em uma garrafa de vidro escura, já podendo ser utilizada.

Fonte: R7