O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec) poderá abrigar o projeto-piloto de um novo modelo de atendimento às micro e pequenas empresas. A iniciativa, liderada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, e pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Abrão, deverá transformar a cidade de Anápolis em um modelo de incentivo ao empreendedorismo e de estímulo às políticas públicas em favor dos pequenos negócios.

O CEITec, recém-construído, ao lado do Parque Ipiranga, já abriga a sede da secretaria municipal e a intenção do presidente Ubiratan Lopes e do secretário Marcos Abrão, com o aval do prefeito Roberto Naves, é potencializar o espaço com a transferência do Escritório Regional do Sebrae (atualmente instalado na Avenida Minas Gerais), que atuará em caráter multifuncional (escritório, auditório, coworking, aceleradora e incubadora de empresas e startups, além de espaço para eventos e minifeiras).

Uma visita técnica ao CEITec (quarta-feira, 3/02), da qual também participaram os diretores do Sebrae Derly Fialho e Igor Montenegro, marcou mais um passo rumo à parceria. O próximo passo será uma visita técnica aos dois principais centros do país referências em inovação e tecnologia (Florianópolis e Recife), onde o Sebrae já desenvolve projetos consolidados e parcerias efetivas com o setor público e a iniciativa privada.

Para Ubiratan Lopes, o Sebrae e a Prefeitura de Anápolis podem transformar o município em um polo de referência para o empreendedorismo. Caso a parceria se efetive, o presidente observa que o Sebrae estará instalado no local mais tradicional da cidade. “Tenho a certeza de que o empresário anapolino irá abraçar esse projeto. Iniciaremos uma nova história de apoio e incentivo para aumentar a produtividade, longevidade, competitividade e a inovação dos pequenos negócios”, conclui.

Marcos Abrão afirmou que a parceria com o Sebrae é fundamental para o desenvolvimento municipal, haja vista a expertise da instituição no atendimento ao micro e pequeno empresário. “O desafio atual é preparar o setor produtivo para o pós-pandemia e o Sebrae é fundamental para que se alcance o êxito”.

Também participaram da visita técnica ao CEITec o chefe do Gabinete do Conselho Deliberativo do Sebrae Wilson Lopes de Menezes, o gerente-executivo de Administração e Finanças, Carlos Vinícius Aires, a arquiteta Amanda Veloso (Consenso Engenharia, empresa terceirizada do Sebrae). Pela prefeitura de Anápolis participaram o diretor de Indústria e Comércio, Kim Abrahão, a diretora de Sistemas e Inovação, Flávia Cavalcante, e o assessor de comunicação Igor Nery.

Agência Sebrae