A temperatura em Goiás pode chegar a marcar de 43°C no mês de agosto, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). De acordo com o gerente do Centro, André Amorim, algumas localidades do estado podem chegar a essa temperatura até a segunda quinzena de agosto.

Segundo o Cimehgo, as regiões com maior probabilidade de atingirem essa temperatura são a norte e a oeste, em municípios como Porangatu, Aragarças, Minaçu e São Miguel do Araguaia. Aragarças, inclusive, já registrou 38°C nesta segunda-feira (31).

A umidade, por outro lado, anda na contramão da temperatura. Enquanto os termômetros podem subir a níveis elevados, a umidade pode chegar a 12%.

“No caso do nosso Cerrado, a umidade relativa do ar anda na contramão da temperatura. Quanto maior a temperatura, menor a umidade”, explicou André.

De acordo com o gerente, o aumento da temperatura tem influência do fenômeno El Niño, uma vez que ele “esquenta” as águas do Oceano Pacífico Equatorial.

“Vai voltar a chover no sul do país e na parte centro-norte do país fica mais seco. O El Niño favorece uma área que estava muito ruim e desfavorece para nós, deixando mais seco”, completou.

Com o aumento de temperaturas e a redução da umidade, ele pontua que a possibilidade de chuva neste período é bem remota, tendo uma pequena chance de chuva na parte oeste e sul do estado, em cidades como Jataí, Rio Verde, Mineiros e Itumbiara.

G1 Goiás