As escolas públicas municipais de Goiânia e do estado retomam as aulas presenciais nesta terça-feira (2). As unidades devem receber das férias 108 mil alunos na capital na educação infantil e ensino fundamental e 500 mil nas escolas estaduais.

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia informou que continua a incentivar o uso de máscaras entre professores e alunos para evitar contaminação por coronavírus e outras doenças. O uso da proteção facial, porém, não é obrigatório. O mesmo vale para as escolas estaduais.

A rede pública municipal tem 374 unidades de ensino, que atende crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) tem 1.010 unidades e atende alunos de forma presencial desde o início do ano letivo de 2022 nos ensinos fundamental e médio e na educação de jovens e adultos (EJA).

O infectologista Rafael Thedoro Júnior explica que as viroses mais comuns são as infecções respiratórias, do tipo influenza, rinovírus e o sars-cov 2, com a variante ômicron sendo a mais recente em circulação.

“Os riscos principais são de infecções cruzadas entre crianças. Os supervisores das escolas podem ter o cuidado de afastarem as crianças umas da outras, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel”, orienta o médico.

Caso a criança apresente sintomas respiratórios mais importantes, como febre e tosse, é importante ficar em casa, segundo o infectologista.

Recomendação de uso de máscara pela Secretaria Municipal de Educação:

Pessoas com sintomas gripais;
Pessoas que tiverem contato com casos sintomáticos;
Grupos de risco (imunossuprimidos, com comorbidades, idosos e gestantes);
Pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta;
Locais com aglomerações, em que não seja possível manter o distanciamento social.

G1 Goiás