O feriado de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (3), vai afetar o funcionamento das repartições públicas e de agências bancárias em Goiás. A maioria dos shoppings deve abrir normalmente.

Veja abaixo o que abre e o que fecha no feriado:

Governo estadual

Os órgãos públicos estaduais não funcionarão na quinta-feira e sexta-feira, quando foi decretado ponto facultativo. As atividades retornam normalmente na segunda-feira (7).

O ponto facultativo não se estende aos órgãos que desenvolvem atividades indispensáveis, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.

Agências bancárias

A Associação de Bancos (Asban) informou que agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira (3), mas voltarão com o funcionamento normal na sexta-feira (4).

A Asban orientou que, durante o feriado, a população utilize os canais alternativos de atendimento bancário, como o internet banking, caixas eletrônicos e o atendimento pelo telefone. Os carnês e contas de consumo como água, energia e telefone, que vencem no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Shoppings

  • Goiânia Shopping

As lojas e quiosques funcionarão das 10h às 22h. A praça de alimentação ficará aberta das 10h às 22h. Já os restaurantes vão servir das 10h às 23h.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

  • Buriti Shopping

As lojas, quiosques e área de alimentação funcionarão das 10h às 22h.

  • Shopping Flamboyant

A área de alimentação abre das 12h às 22h. Para as demais lojas, o funcionamento será facultativo, também das 12h às 22h.


Os restaurantes do Polo Gastronômico abrem das 11h às 23h. Já os salões de beleza, seguem com funcionamento facultativo, das 12h às 21h.

  • Shopping Bougainville

As lojas e quiosques estarão abertos das 14h às 20h. A área de alimentação funcionará das 12h às 20h.

  • Araguaia Shopping

As lojas e quiosques funcionarão das 8h30 às 20h30. Já a praça de alimentação ficará aberta entre 10h e 22h30.

  • Shopping Cerrado

As lojas e quiosques poderão funcionar das 14h às 20h, com abertura facultativa. Já a praça de alimentação ficará aberta das 11h às 22h.

  • Passeio das Águas Shopping

As lojas, quiosques e a praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h.

Região da 44

Segundo a Associação Empresarial da Região da 44, todas as lojas e galerias devem funcionar normalmente na quinta-feira (3), das 9h às 17h.

Vapt Vupt

Segundo a Superintendência de Gestão do Vapt-Vupt, as unidades não funcionarão no feriado. Já na sexta-feira (4), quando foi decretado ponto facultativo pelo governo estadual, unidades abrirão em horários especiais:

  • Goiânia:

Das 8h às 13h – Unidades Araguaia Shopping, Buena Vista, Campinas, Cidade Jardim, Lozandes, Mangalô, Passeio das Águas, Praça Cívica e Praça da Bíblia.

Das 10h às 15h – Unidade Bougainville, Portal Shopping e Shopping Cerrado.

  • Unidades do interior do estado:

Das 8h às 13h – todas as unidades fixas e condomínios.

Transporte Coletivo

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), na Grande Goiânia os ônibus devem funcionar com a mesma frota dos domingos, para uma demanda de usuários estimada 49 mil passageiros durante todo o dia, uma redução de cerca de 40%. A operação volta ao normal na sexta-feira (4).

A companhia também informou que o embarque prioritário não estará ativo de quinta-feira (3) até o domingo (6).

Correios

De acordo com os Correios, no feriado, todas as unidades de atendimento estarão fechadas em Goiás.

Na sexta-feira (4), as agências voltam ao atendimento normal. Já no sábado (5), aquelas que já funcionam normalmente também devem manter os atendimentos. Para verificar as agências que abrem aos sábados é necessário consultar o site dos Correios.

Enel

A companhia informou que manterá as equipes de operações trabalhando normalmente para garantir o fornecimento de energia em todo o estado. Porém, as lojas de atendimento estarão fechadas na quinta-feira (3), retomando o expediente normal na sexta-feira (4).


Clientes que precisarem de atendimento no feriado poderão entrar em contato pelo site da Enel, aplicativos ou pela central de relacionamento: 0800 062 0196.

Comércio

O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas) informou ao G1 que o funcionamento do comércio não foi definido até as 15h desta segunda-feira (31).

Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (4) em função do dia de Corpus Christi. O Paço Municipal e as unidades de Atende Fácil reabrirão apenas na próxima segunda-feira (7). Já os serviços considerados essenciais, como saúde e limpeza, ficarão em regime de plantão.

Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informou que todos os serviços essenciais funcionarão normalmente. Os atendimentos em casos como remoção de entulhos, árvores caídas e animais mortos podem ser solicitados pelo aplicativo “Prefeitura 24 horas” e pelos telefones: (62) 3524-8555 e (62) 3524-8500.

Saúde

As unidades de saúde de Goiânia que funcionam 24h permanecerão em funcionamento para casos de urgência. Confira as 17 unidades que estarão abertas:

  • Cais Amendoeiras
  • Cais Bairro Goiá
  • Cais Campinas
  • Cais Cândida de Morais
  • Cais Vila Nova, Cais Finsocial
  • Cais Guanabara III
  • Ciams Novo Horizonte
  • Ciams Urias Magalhães
  • Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof)
  • Hospital e Maternidade Dona Iris
  • Maternidade Nascer Cidadão
  • Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
  • UPAs Residencial Itaipu, Chácara do Governador, Novo Mundo, Jardim América e da região Noroeste

Assistência Social

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), a Casa da Acolhida, o Residencial Professor Niso Prego, o SOS Criança e Complexo 24 Horas continuarão realizando os trabalhos durante o feriado. A Central de Óbitos de Goiânia também estará em funcionamento.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses fechará durante o feriado e só voltará a funcionar na segunda-feira (7), com a Gerência de População Animal e Controle Vetorial.

Mutirama e Zoológico de Goiânia

De quinta-feira a domingo, o horário de funcionamento do Parque Mutirama será das 10h às 17h, com entrada franca.

Já no zoológico, as atividades ocorrem das 8h30 às 17h, A entrada custa R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

Goiânia Shopping abre normalmente no feriado de Corpus Christi — Foto: Vanessa Chaves/G1
Goiânia Shopping abre normalmente no feriado de Corpus Christi — Foto: Vanessa Chaves/G1

G1