O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou à Prefeitura de Goiânia para que as obras do BRT na Avenida Goiás, entre as Ruas 82 e 1 seja paralisada. Segundo o órgão. O motivo do pedido é que com o avanço das obras, houve um desplacamento da Torre do Relógio. As trepidações causadas pelos maquinários pesados podem ter contribuído para o agravamento do estado de conservação do bem, que está na lista de conservação pelo Iphan.

O pedido é de que as obras do BRT fiquem suspensa até que o Instituto faça uma análise específica do dano causado. O objetivo também é prevenir outros agravos a bens tombados pela União no Estado de Goiás, localizados especificamente na Av. Goiás e Praça Cívica.

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Seinfra) informou,  que as obras para a construção do corredor do BRT e da rede de drenagem na Avenida Goiás seguem conforme estabelecido em acordo com o Iphan. A obras ainda não chegaram na altura do Relógio. Atualmente, se encontra entre a Avenida Anhanguera e a Rua 1.

Com as intensas chuvas diárias na capital, os serviços que envolvem movimento de terra estão suspensos temporariamente. Sobre as áreas de embarque e desembarque no BRT na área da Praça Cívica, ainda está em processo de elaboração do projeto para que seja discutido com o Iphan a forma de execução sem prejuízo dos Patrimônios Históricos do local.

Fonte: Jornal Opção