Ação pretende ajudar na fila de solicitação de benefícios, que possui quase 2 milhões de pedidos de aposentadoria em espera.

O governo publicou na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 2, uma Medida Provisória (MP) que permite a contratação temporária para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). De acordo com o texto, servidores aposentados também poderão ser contratados em caso de necessidades excepcionais.

A ação pretende ser uma ferramenta para solucionar a fila de solicitação de benefícios, que possui quase 2 milhões de pedidos de aposentadoria à espera de concessão.

A duração máxima dos contratos ficará limitada a dois anos. Também ficaram autorizadas outras modalidades de contratações temporárias, antes restritas a situações de calamidade pública, assistência e emergência em saúde pública, professores e pesquisadores, entre outras.

A MP veio quase 50 dias depois do anúncio da força-tarefa com militares da reserva das Forças Armadas para resolver o problema que se arrasta desde 2018.

Fonte: Jornal Opção