Ideia do pré-cadastro é facilitar processo de matrícula dos alunos. Desta vez, o número do CPF da criança é obrigatório.

A Prefeitura de Goiânia inicia, a partir desta sexta-feira (1), o cadastro antecipado para preenchimento de vagas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Por meio do site da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), os pais e responsáveis interessados devem cadastrar informações pessoais da criança e da família.

A antecipação desta etapa visa facilitar os requerimentos de matrícula, dar celeridade ao processo e evitar congestionamentos do sistema. O sistema entrará em funcionamento a partir das 8h e poderá ser acessado por meio do site da prefeitura.

Passo a passo

Segundo o Executivo, a primeira parte do processo é a inserção dos dados do candidato a aluno. Nele, é obrigatório conter o número de CPF da criança, nome completo, número do NIS — para quem é beneficiário do Bolsa Família —, sexo, se possui alguma necessidade especial, se é gêmeo e data de nascimento. Nesta última, é importante colocar de acordo com a certidão de nascimento, pois o dado influencia, segundo a prefeitura, na oferta de vagas.

A segunda parte é o preenchimento com os dados do responsável. Será necessário uso do número do CPF, nome completo, qual membro da família — pai, mãe, avó ou outro —, data de nascimento, número do NIS (caso possuir Bolsa Família), dois números de telefone, com DDD 62, e endereço completo.

Em caso de pais menores de idade, o cadastro deverá ser efetuado pelo responsável dos pais. Por último, vem os dados socioeconômicos, devendo conter a quantidade de membros da família que moram na casa, quantos membros possuem renda, qual a renda total da família, qual o tipo de moradia (aluguel, própria, financiada, emprestada) e o bairro.

Mudanças para 2020

Além da antecipação do cadastro socioeconômico e familiar, outras duas mudanças nas matrículas 2020 foram anunciadas: a obrigatoriedade do número de CPF da própria criança para a solicitação de vagas, transferências e renovação de matrículas e a destinação de 40% das vagas de Educação Infantil para mães trabalhadoras que comprovarem vínculo empregatício — contracheque, carteira de trabalho ou MEI.

Portadores do Bolsa Família tem 20% das vagas e o restante dos 40% são para a população geral. As matrículas na rede municipal de ensino têm início no dia 3 de dezembro, com a solicitação de vagas para o Ensino Fundamental (escolas) e, no dia 17, começam as inscrições para a Educação Infantil. Tudo deverá ser feito por meio do site da prefeitura ou SME.

Fonte: Jornal Opção