O ex-governador de Goiás Marconi Perillo teve alta de hospital em São Paulo (SP) neste domingo (1º), segundo o cardiologista que o acompanha de forma remota, Sérgio Rassi. O médico disse que o paciente está em “excelentes condições” e deve ficar cerca de seis dias em repouso ainda na capital paulista antes de voltar a Goiânia.

O político deu entrada no hospital na quarta-feira (27) após sofrer alteração na pressão arterial. Rassi afirmou que Marconi se encontra curado da arritmia, após passar pelos procedimentos bem-sucedidos.

Marconi após passar a noite preso em sala da PF em Goiânia — Foto: Douglas Schinatto/O Popular
Marconi após passar a noite preso em sala da PF em Goiânia — Foto: Douglas Schinatto/O Popular

Cirurgia cardíaca

De acordo com a assessoria do ex-governador, o procedimento que Marconi fez durou três horas e meia.

Sérgio Rassi explicou que o paciente fez uma “intervenção por catéter com radiofrequência”.

Inicialmente, o procedimento seria realizado somente no átrio direito do coração, com o objetivo de curar a arritmia desse local. No entanto, aproveitou-se a oportunidade para realizar o mesmo procedimento no átrio esquerdo, de forma preventiva.

Segundo ele, a intervenção funciona como se fosse uma microcauterização sobre o circuito de arritmia que existe dentro do coração.

Com isso, através da radiofrequência, essa microcauterização cria uma “linha de bloqueio”, curando a arritmia.

Arritmia cardíaca

Ainda de acordo com Rassi, o diagnosticado de arritmia do governador indica que o coração dele é estruturalmente normal e que a condição costuma ser benigna, sem risco de morte súbita. Ainda assim ela causa uma “sensação angustiante” no paciente.

“São crises de taquicardia, que causam tontura, escurecimento visual, palidez, cai a pressão arterial, fazendo a pessoa suar frio”, descreveu.

O médico disse que essas sensações são causadas porque o coração começa a bater cerca de 120 vezes por minuto. Com isso, o órgão não enche de sangue e reduz o fluxo do líquido por todo o corpo.

Segundo o profissional, uma das causas da arritmia do ex-governador pode ter sido o aumento da pressão arterial, causado por momentos hipertensivos.

G1