A Medida Provisória nº 932 publicada nesta terça-feira, 31, prevê o corte de 50% na arrecadação compulsória do Sistema S durante três meses. Em Goiás, este impacto pode fechar 17 unidades do Sesc e do Senac, diminuir cerca de 67 mil atendimentos, 14.574 no Senac e 52.357 pelo Sesc.

Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, o prejuízo estimado é de R$25 milhões. Ele afirma que ações já estão sendo tomadas com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e logo serão enviadas aos governadores em busca de apoio político e institucional.

“O corte em nível nacional chega a R$1 bilhão, a proposta é que ao invés da redução da arrecadação, sejam prestados serviços às populações mais carentes, com um investimento correspondente ao corte positivo”, explica.

Entre as medidas do plano de ação estão à colaboração na identificação do número de infectados no Brasil e apoio na instrumentalização dos profissionais da saúde, adquirindo respiradores e outros insumos importantes, como álcool em gel e máscaras.

Em caráter emergencial, mobilizar as redes de supermercado, bares, restaurantes entre outros para a coleta e distribuição de alimentos por meio do projeto Mesa Brasil. Ainda está previsto a disponibilização de unidades Sesc e Senac para ampliar ações primárias à saúde, como coleta de sangue e vacinação.

Em todo o País, está previsto o fechamento de 144 unidades do Sesc e 121 do Senac.

Fonte: Jornal Opção