Filme que retrata era de ouro das videolocadoras será lançado em VOD pela O2 Play dia 1º de março

A O2  Play lança nas plataformas digitais iTunes e Google Play o documentário “Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo”, no próximo dia 1º de março.

Dirigido por Alan Oliveira, o filme narra a história destes espaços desde o seu surgimento até a profunda transformação enfrentada por esse modelo de negócio, hoje dominado pelo streaming.

O diretor buscou nas declarações de proprietários destas lojas, funcionários, clientes, cinéfilos e críticos a história de uma época em que a experiência de locar um filme era uma exclusividade das locadoras. “Ainda existem videolocadoras abertas na cidade de São Paulo e em muitas outras. É um número extremamente pequeno de lojas que lutam diariamente para sobreviver na era digital. Não sabemos até quando elas vão resistir, só vai depender do quanto nos importamos com isso. Ainda é possível sair de casa, entrar numa loja, andar no meio dos filmes, pegar um box de DVD, ler as sinopses, escolher alguns títulos, conversar com o dono da loja e voltar pra casa com novas histórias para conhecer”, comenta o diretor Alan.

A produção foi realizada ao longo de três anos e consegue mostrar como foram os últimos momentos das principais videolocadoras da maior cidade brasileira.

Sobre o lançamento do documentário em VOD, o diretor explica que esta é uma ótima oportunidade de levar o filme para mais pessoas. “Principalmente para uma nova geração que não teve contato direto com as videolocadoras e que não pode desfrutar de hábitos que construíram a experiência de ver filmes em casa. É, de certa forma, a propagação da magia de uma era em um novo formato”.

Trailer
“Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo” https://www.youtube.com/watch?v=ly8YB7QFtu4&feature=youtu.be

Sobre a Distribuidora
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Possui contratos com plataformas como o iTunes, Google Play, Netflix, NOW,

Claro Vídeos, Vimeo, ofertando além de conteúdos longa-metragem e seriados também serviços de delivery (Encoding).
A O2 Play lançou em cinema filmes como CIDADE CINZA (2013), com os grafiteiros OsGêmeos, LATITUDES (2014), romance com Alice Braga e Daniel de Oliveira que foi parte de um inovador projeto transmídia, JUNHO – O MÊS QUE ABALOU O BRASIL (2014), documentário da Folha de S. Paulo, primeiro filme a chegar aos cinemas e em VOD na mesma data, A LEI DA ÁGUA (2015), documentário de André D’Elia com produção de Fernando Meirelles, A BRUTA FLOR DO QUERER (2016), vencedor de 2 prêmios em Gramado, UMA NOITE EM SAMPA (2016), de Ugo Giorgetti, PARATODOS, doc sobre atletas paraolímpicos que após carreira elogiada pela críticas nos cinemas foi vendido para o mundo todo na NETFLIX, DO PÓ DA TERRA (2016), doc de Maurício Nahas, PESCADORES DE PÉROLAS (2015), ópera com direção de Fernando Meirelles transmitida ao vivo via satélite do Theatro da Paz para 10 salas de cinema, e ENTRE NÓS (2014), A NOITE DA VIRADA (2014) e ZOOM (2016), estes de produção da O2 Filmes em co-distribuição com a Paris Filmes.

Entre os próximos lançamentos da O2 Play em cinemas estão o longa-metragem TRAVESSIA, filme com Chico Diaz e Caio Castro, o documentário SEPULTURA ENDURANCE, sobre a banda brasileira de metal, COMEBACK, filme vencedor do prêmio de melhor ator para Nelson Xavier no Festival do Rio 2016 e MALASARTES E O DUELO COM A MORTE, grande produção da O2 Filmes dirigida por Paulo Morelli.

A O2 Play é pioneira em curadoria mundial no iTunes com a seção FERNANDO MEIRELLES RECOMENDA. Esta a primeira vez que a loja da Apple convidou um agente externo para sugerir filmes (confira em itunes.com/fmeirelles).
A O2 PLAY realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional. Tivemos oito longas escolhidos pela Apple dentre “Os Melhores Filmes do Ano” entre 2014 e 2016.

O2 Filmes Atualmente, a O2 Filmes é a maior produtora do Brasil. No mercado desde 1991, a O2 trabalha com as principais agências brasileiras e presta serviços de produção para o mercado internacional, além de uma vasta produção de conteúdo.

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni