Ao todo, 86 filmes serão exibidos na edição deste ano. O festival acontece entre os dias 8 e 13 de outubro, no Teatro Goiânia, na capital. A entrada é gratuita.

Goiás será representado por 16 filmes nas mostras competitivas da 19ª Goiânia Mostra Curtas. O festival já divulgou a lista dos filmes selecionados. Ao todo, foram mais de 1.000 inscritos.

As quatro mostras competitivas têm 70 filmes selecionados. Alguns deles concorrem em mais de uma categoria.  São elas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 18ª Mostrinha. Ao todo, a edição deste ano contará com 36 curtas de ficção, 20 animações, 13 documentários e 1 experimental. As produções pertencem a 15 diferentes estados além do Distrito Federal.

No total, 86 filmes poderão ser assistidos pelo público gratuitamente de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia. Este ano houve um expressivo número de inscrições. “O processo de seleção foi árduo e os curadores tiveram trabalho na definição dos escolhidos, diante da qualidade das obras que chegaram até nós”, ressalta a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, que agradeceu a participação dos produtores.

Foram 555 produções inscritas de ficção, 264 documentários, 123 experimentais e 61 animações, somando um total de 1.003 filmes. As maiores participações foram de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Não houve inscrições dos estados do Acre, Amapá e Rondônia.

De acordo com Maria Abdalla, a participação de quase todo o Brasil revela uma grande ânsia para alavancar a produção audiovisual brasileira. “É isso que renova as nossas forças para seguir com a luta diária que vivemos para realizar os festivais, para que nossas produções tenham a visibilidade que elas merecem dentro e fora do País”, pontua.

Categorias

A 19ª Goiânia Mostra Curtas terá quatro mostras competitivas. Na Mostra Brasil, que apresenta um panorama da produção nacional em curta-metragem, com curadoria de Maria Abdalla, são 38 filmes. Para dar visibilidade à produção local, que se encontra em franco desenvolvimento e ascensão, a Mostra Goiás apresenta 11 filmes, tendo como curador Eduardo Valente. Além dos curtas goianos, outros dois estão na Mostra Brasil, totalizando 13 selecionados de Goiás.

Na Mostra Animação, estão 18 produções selecionadas pelo curador Cesar Cabral. Já na Mostrinha, dedicada ao público infantil e com curadoria de Gabriela Romeu, 6 filmes serão exibidos, com foco na diversão e educação.

Premiação

Os vencedores da edição deste ano ganharão o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição.

Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.

Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas trará para a capital de Goiás cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Além da exibição de filmes, a programação inclui, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network, como eventos que fazem parte da Feira Audiovisual.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e Agência Nacional do Cinema – Ancine; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

Os filmes goianos selecionados são: Além dos Muros; Guará; 31 de março, Brazil; A Bicicleta; Apartamento Vazio; A Viagem de Ícaro; Cris; Das Onze às Quatro; Ela Só Quer Ser Maria; Julho; Morte Insossa; O Cinema Que Não Se Vê; O Jardim das Pedras; Rio das Almas e Negras Memórias; Maria Grampinho; O Evangelho Segundo Tauba e Primal; e Lily’s Hair. Para conferir a lista completa clique aqui.

Fonte: Jornal Opção