Fabiana Avellar assume a diretoria de regulação e inteligência de mercado da companhia
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, conta com uma nova diretora de Regulação e Inteligência de Mercado. Fabiana Avellar assume a posição, mantendo reporte diretamente para Karin Regina Luchesi, vice-presidente de Operações de Mercado da companhia.
Graduada em Direito, pela Unimep, Fabiana possui especializações em Economia, pela FGV, Modelagem Estatística e Economia Financeira, pela Unicamp, e MBAs em Inovação Estratégica, pela HSM, e em Economia e Gestão em Energia, pela COPPEAD–UFRJ.
A executiva iniciou sua carreira no Grupo CPFL em 2004, e trabalhou por 10 anos na área de Planejamento Energético. Também ocupou interinamente a gerência de Planejamento de Projeção de Mercado. Até a promoção, a executiva era responsável pela gerência de Inteligência de Mercado da vice-presidência de Operações de Mercado da CPFL Energia, onde liderou o lançamento da Envo, braço de energia solar para residências e pequenos comércios da CPFL Energia.
A escolha de Fabiana Avellar para a posição ocorreu com base no cumprimento das diretrizes estratégicas e práticas de meritocracia da companhia, que reconhecem os talentos internos.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW, no final do terceiro trimestre de 2017.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.
Fonte: Maxpress