• Renovação dos selos de Igualdade e Diversidade emitidos pela AFNOR.
• Primeira empresa a receber o selo de Igualdade em 2005.
• Uma política global voluntarista, um compromisso duradouro.

O Groupe PSA foi premiado com o selo de Igualdade e o selo de Diversidade, em reconhecimento às boas práticas implementadas em prol da diversidade, da prevenção das discriminações e da igualdade profissional entre mulheres e homens.
Ambos os selos foram obtidos após um processo de certificação conduzido pela AFNOR*, incluindo uma auditoria realizada em diversas unidades do Groupe PSA e audiências por uma comissão conjunta de cada selo – um colegiado do qual fazem parte o Ministério do Trabalho, o Ministério dos Direitos das Mulheres, especialistas, representantes dos empregadores e organizações sindicais na França.
Depois de ter sido a primeira empresa a obter o selo de Igualdade em 2005, esta é a quinta vez que o Groupe PSA o recebe, e a terceira vez que obtém o selo de Diversidade.
Esses selos destacam a política voluntarista do Grupo em prol da igualdade profissional entre mulheres e homens, incluindo ações de feminização em todos os níveis da empresa e o compromisso de combater o sexismo, o assédio sexual e a violência contra as mulheres. Eles reconhecem o compromisso das equipes de Recursos Humanos, das hierarquias e dos parceiros sociais no sentido de aplicar os princípios e as ferramentas da igualdade de tratamento. O emprego de pessoas com necessidades especiais é outro ponto forte que foi destacado.

Para Xavier Chéreau, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos, Digital e Imobiliário, “O compromisso do Grupo com a igualdade profissional e a diversidade é reconhecido mais uma vez graças à renovação desses selos. Estamos determinados a inserir nossa política social numa perspectiva de progresso contínuo, com a participação dos parceiros sociais como parte de nossa dinâmica de coconstrução em todo o mundo. ”
Alguns números:
• Um total de 108 nacionalidades presentes no Grupo (sendo mais de 80 na França).
• Mais de 16 mil mulheres, representando 18,9% da força de trabalho (e 20,8% entre os executivos).
• Cerca de 29 mil colaboradores com 50 anos ou mais, um terço da força de trabalho.
• Cinco mil jovens treinados no Grupo (dos quais 2.525 em alternância). 33% deles são mulheres.
• Um total de 5.136 funcionários portadores de necessidades especiais, representando 7,3% da força de trabalho (e de 10,3%, considerando a terceirização no setor adaptado e protegido).
• Cerca de 4 mil managers que realizaram a formação “Gerenciando a Diversidade – Prevenção das Discriminações” desde 2009.

* Association Française de Normalisation.

 

Maxpress