Procon orienta consumidor sobre como evitar excesso de ligações indesejadas

Procon orienta consumidor sobre como evitar excesso de ligações indesejadas
Todos os dias, muitas pessoas recebem dezenas de ligações telefônicas provenientes de bancos, operadoras de telefonia celular, empresas de telemarketing e mesmo de golpistas. São ligações indesejadas e que, em muitos casos, podem acabar resultando em golpes e prejuízos.

Para barrar esse tipo de ligação e evitar perda de tempo, o Procon-Goiás mostra aos consumidores que existem ferramentas capazes de ajudar a resolver o problema.

“O excesso de ligações pode ser considerado como assédio e configura crime”, enfatizou o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Henrique Teixeira.

Conforme explicou, em caso de cobrança indevida, o primeiro passo é o consumidor pedir para que seu número de telefone seja retirado da base de dados da empresa.

“Se isso não for respeitado, a pessoa pode fazer reclamação no Procon-Goiás ou mesmo na Delegacia do Consumidor, além de poder também ingressar na justiça comum por dano moral”, reforçou.

Ligações indesejadas

Henrique Teixeira dá outras dicas de como minimizar o problema.

O seviço da Anatel nãomeperturbe.com.br é uma opção. No próprio site do Procon, o consumidor tem acesso ao bloqueio de telemarketing. Para isso deve entrar no site, na aba específica e cadastrar o seu celular.

Após isso, as diversas empresas cadastradas vão ter de parar as ligações. Também existem aplicativos que são capazes de filtrar as ligações, ajudando o consumidor a atender o que realmente tem interesse.

Para evitar ligações indesejadas, você pode seguir estas orientações:

  • Cadastro no Procon Goiás: Acesse o site do Procon Goiás e cadastre seus números de telefone para evitar ligações de telemarketing. Você pode registrar até três números por CPF. O fornecedor tem 30 dias para retirar o número do banco de dados. As ligações e mensagens devem cessar após esse prazo. Se o consumidor continuar recebendo ligações de telemarketing, deve registrar reclamação para aplicação de multa.
  • Aplicativos de Bloqueio: Existem aplicativos que ajudam a filtrar ligações indesejadas, permitindo  que você atenda apenas a chamadas que realmente têm interesse.
  • Reclamações: Se as ligações continuarem, registre uma reclamação no Procon Goiás para que as  empresas sejam penalizadas.
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio