Chapadão do Céu, na região sul de Goiás, registrou a temperatura mais baixa do ano no estado, na madrugada desta terça-feira (12). Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os termômetros marcaram 3,5ºC.
Outras cidades que tiveram baixas temperaturas foram Mineiros (3,6ºC) e Jataí (3,8ºC), na região sudoeste. Até então, o dia mais frio do ano havia sido 31 de julho, quando se registrou 4,9ºC.
Em Goiânia, a temperatura durante a madrugada foi de 7,6°C. Pela primeira vez no ano, a temperatura ficou abaixo dos 10ºC, segundo o Cimehgo.
Nesta quarta-feira (13), a previsão na capital é de mínima de 10°C e máxima de 31°C.
Houve também geada em Goiás. Alguns municípios como Rio Verde, na região sudoeste, e Porteirão, no sul do estado, foram atingidas pelo fenômeno meteorológico. O biólogo Delci Arruda registrou uma plantação atingida pela geada (veja abaixo).
Temperaturas devem subir
Coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabeth Alves afirmou que as baixas temperaturas devem durar até quarta-feira (13).
“Amanhã a gente ainda tem baixas temperaturas para a região de Jataí, por volta de 5ºC. Na quinta-feira, a mínima será de 9ºC”, afirmou.
A partir de quinta-feira (14), a temperatura volta a subir de maneira gradual em Goiás, mas o calor será mais sentido no sábado (16), quando em Jataí, por exemplo, a mínima prevista é de 11ºC, com máxima de 31ºC.
G1 Goiás