O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (6) que o país vai impor uma tarifa de cerca de 100% sobre a importação de chips semicondutores, informou a agência de notícias Reuters.

Trump disse no Salão Oval que a nova tarifa será aplicada para “todos os chips e semicondutores que chegam aos Estados Unidos”, mas não será aplicada para empresas que se comprometeram a fabricar no país.

“Portanto, tarifa de 100% sobre todos os chips e semicondutores que chegam nos Estados Unidos. Mas se você se comprometeu a construir [nos EUA] ou se está em processo de construção [nos EUA], como muitos estão, não há tarifa”, disse Trump.

O que é um chip? É um componente muito pequeno, feito de material semicondutor, principalmente o silício (encontrado na areia). O chip contém um circuito eletrônico e é considerado semicondutor porque deixa passar menos eletricidade do que o cobre, por exemplo, mas não chega a ser um isolante.

Fazendo a eletricidade passar e parar de passar, os chips permitem, por exemplo, que aparelhos eletrônicos executem comandos ao apertar de um botão ou que dados sejam armazenados, entre muitas funções.

Quem depende dos chips? Não é só celular que tem chip… ele está no cartão do banco, nas geladeiras, nas máquinas de lavar, em lâmpadas de LED, nos aviões.

Nos carros atuais, são usados milhares de chips em diversos sistemas, como computador de bordo, gerenciamento do motor e controle de navegação.

De onde vêm os chips? Os EUA inventaram o chip, mas Taiwan produz 90% dos modelos mais avançados usados no mundo. Inclusive aqueles necessários para desenvolver inteligência artificial, que são bastante sofisticados.

O anúncio foi feito durante a coletiva em que o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, anunciou um investimento de US$ 600 bilhões para fabricar peças do iPhone nos EUA.

G1