A Prefeitura de Goiânia, por meio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia), divulgou nesta quarta-feira (7) o resultado de uma pesquisa de preços realizada entre os dias 5 e 6 de maio. O estudo apontou discrepâncias significativas nos valores de 26 itens comercializados para o Dia das Mães, com diferenças que chegam a 185,71%. A amostragem abrangeu 25 estabelecimentos comerciais da capital.
As cinco maiores divergências de preços identificadas na pesquisa variaram entre 63,31% e 185,71%, sendo o vaso de orquídeas o produto com maior disparidade: encontrado por valores entre R$ 70 e R$ 200. O perfume Lancôme La Vie Est Belle apresentou diferença de 88,97%, sendo vendido entre R$ 369,90 e R$ 699. O maiô para natação oscilou 86,36%, com preços que vão de R$ 101,90 a R$ 189,90. O buquê de rosas teve variação de 76,47%, com valores entre R$ 170 e R$ 300. Já o tênis da marca Nike apresentou diferença de 63,31%, sendo comercializado entre R$ 275,49 e R$ 449,90.
Por outro lado, os cinco produtos com menor flutuação de valores apresentaram variações entre 3,20% e 8,57%. O smartphone Samsung Galaxy, por exemplo, é ofertado entre R$ 3.448,65 e R$ 3.559,10, representando uma diferença de 3,20%. A caixa de som JBL Flip teve uma oscilação de 6,48%, com preços entre R$ 649,99 e R$ 692,10. O iPhone 13 (128 GB) variou 6,76%, sendo encontrado entre R$ 3.699 e R$ 3.949. Já o smartphone Motorola (128 GB) apresentou diferença de 7,73%, com valores entre R$ 1.979,10 e R$ 2.132,10. O trampolim/cama elástica teve diferença de 8,57%, sendo comercializado entre R$ 315,00 e R$ 341,99.
O Procon Goiânia ressalta que nem todos os itens foram encontrados em todos os pontos de venda visitados e que os preços refletem apenas o período da coleta, podendo sofrer alterações posteriormente. Além disso, mesmo dentro de uma mesma rede, podem ocorrer práticas de precificação distintas entre unidades.
O órgão orienta os consumidores a observarem, antes da compra, aspectos como a qualidade do produto, prazo de validade, integridade da embalagem e a voltagem correta, no caso de eletroeletrônicos. Em relação a roupas e calçados, a troca por motivo de tamanho ou preferência não é obrigatória, cabendo ao consumidor se informar sobre a política da loja. Produtos eletrônicos devem ser testados sempre que possível, e, em caso de defeito, devem ser encaminhados à assistência técnica dentro do prazo de garantia, que possui até 30 dias para reparo. Vale lembrar que o direito de arrependimento, com devolução em até sete dias, é garantido apenas em compras realizadas fora do ambiente físico (pela internet ou telefone).