A Polícia Federal instaurou inquéritos para apurar os incêndios que atingiram o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo consumiu mais de 10,4 mil hectares dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). Fora dos limites do PNCV, outras 10,1 hectares também foram destruídas.

Em nota enviada nesta terça-feira (1º), o ICMBio informou que os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estão controlados. Uma equipe continua monitorando a região para prevenir que as chamas voltem.

Há cerca de uma semana, trilhas e atrativos do parque foram fechados à visitação por causa das chamas. O incêndio começou no dia 25 de setembro, nas proximidades da Vila de São Jorge. Na data, mais de 60 brigadistas do ICMBio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, estavam atuando no combate às chamas.

O primeiro grande incêndio que atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) em setembro durou seis dias e foi controlado no dia 11. O fogo destruiu mais de 10 mil hectares, tanto dentro quanto fora do parque, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área destruída equivale ao tamanho da cidade de Vitória, no Espírito Santo.

No dia 18 de setembro, outro incêndio de grandes proporções atingiu a região. Vídeos mostram o avanço das chamas no local. Segundo o ICMBio, o fogo alcançou áreas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e fora dos limites da unidade.

No dia 22 de setembro, brigadistas precisaram controlar mais um incêndio. O fogo destruiu uma área de aproximadamente 2 mil hectares do parque, equivalente a cerca de 3 mil campos de futebol.

A Chapada dos Veadeiros


A Chapada dos Veadeiros está entre os dez destinos que os brasileiros possuem maior interesse de visitação no país, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. O local se destaca pela beleza das cachoeiras e trilhas em meio ao Cerrado, além de chamar atenção pela energia mística.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001, protege uma área de 240.611 hectares de Cerrado, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens que se alteram ao longo do ano.

A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no parque, em trilhas que eram antigas rotas usadas por garimpeiros. O Parque Nacional fica aberto à visitação todos os dias da semana.

G1 Goiás