A Prefeitura de Goiânia desenvolve diversas frentes para o combate efetivo à dengue em todas as regiões da Capital. Além da capacitação de profissionais de saúde, serviços de manutenção urbana e orientação à população, agentes de endemias visitam imóveis e logradouros públicos e realizam o mapeamento de materiais descartados de maneira incorreta. A administração prioriza a limpeza da cidade para eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti e, por meio de força-tarefa, já recolheu 15 mil pneus nos primeiros 70 dias de 2024, descartados de maneira irregular.
O diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Mariano Reis, explica que esse cuidado justifica-se por conta do pneu ser um reservatório preferencial do mosquito. “Pela cor, pela característica do pneu, o Aedes aegypti tem uma preferência por esse tipo de criadouro. E a gente sabe que a população, às vezes, faz esse descarte incorreto”, explica.
Após o mapeamento, o recolhimento do material é feito em quintais, terrenos baldios e até mesmo em borracharias parceiras. Quem não deseja descartar o pneu é orientado a realizar o armazenamento seguro, bem coberto para que não haja acúmulo de água. “A população tem sido devidamente orientada a não acumular entulhos nos quintais, manter o quintal limpo, sem nada que possa tornar-se um reservatório de água, detalha Murilo.
No combate à dengue, os agentes de endemias do município percorrem os imóveis em um ciclo que é repetido a cada dois meses. E a efetividade varia entre 70% e 75%. Somente em 2023, foram identificados, durante as visitas, 25,9 mil focos do mosquito Aedes aegypti; foram geradas 3 mil notificações e 4,8 mil autuações.
Ecopontos
A Prefeitura de Goiânia disponibiliza cinco espaços para o descarte correto de resíduos como pneus, galhadas, material de construção civil, óleo de cozinha usado, móveis e eletrodomésticos. As estruturas são importantes para a redução do descarte irregular em logradouros públicos e terrenos baldios e, consequentemente, dos focos de Aedes aegypti.
Os Ecopontos estão localizados no Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste, e funcionam das 7h às 22h todos os dias, sem a necessidade de agendamento.
Os materiais recicláveis são destinados às cooperativas parceiras da Prefeitura, a fim de proporcionar renda e sustento para várias famílias goianienses, enquanto os materiais não recicláveis são encaminhados para o Aterro Sanitário. Outra destinação dos pneus é o uso pela Comurg para embelezar canteiros e jardins das praças.
Confira os endereços dos Ecopontos:
1 – Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
2 – Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
3 – São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
4 – Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados
5 – Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste