Imunização inicialmente terminaria nesta sexta (31). Na próxima segunda-feira, doses deverão ser disponibilizadas às pessoas que não estão nos grupos de risco.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia vai estender até este sábado (1º) a vacinação contra gripe, por causa da baixa adesão. Na data, ocorrerá um segundo “dia D” de imunização. Ao todo, 67 postos estarão abertos ao público.
A vacinação é voltada aos grupos de risco:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
- Gestantes e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias,
- Trabalhadores da saúde,
- Idosos,
- Pessoas com doenças crônicas,
- Professores
- Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armada
Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, já há duas mortes confirmadas por H1N1 em Goiânia neste ano. A vacina protege contra o vírus influenza A (dos tipos H1N1 e H3N2) e contra Influenza B
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só após a vacinação dos grupos prioritários é que será avaliado e definido quantas doses estarão disponíveis, a partir do dia 3 de junho, para o restante da população, como definido pelo Ministério da Saúde. O encerramento da campanha estava inicialmente previsto para esta sexta (31).
A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias, os sintomas do corpo tendem a diminuir, enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.
Fonte: G1 Goiás