Evento acontece entre 9 de junho e 8 de setembro em 11 municípios goianos.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), lançou as Cavalhadas 2019, em evento realizado na tarde desta quarta-feira (29) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A festa cultural e religiosa acontece entre 9 de junho e 8 de setembro em 11 municípios goianos.
A festa passa pelos municípios de Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse e Jaraguá. Na sequência, vêm as Cavalhadas em Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirmou que a festa possui mais de 200 anos de tradição e vai além da questão cultural e religiosa, movimentando o turismo do estado.
“Queremos levar as Cavalhadas para fora de Goiás, este é um objetivo nosso em promover a festa para outros estados, para que todo o país conheça essa manifestação”, afirmou.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), comemorou o lançamento do evento e disse que será realizada uma festa bonita e alegre. Caiado também afirmou que conta com a receptividade e a cordialidade do povo goiano para receber os turistas.
“Será uma festa maravilhosa, com os cavalheiros montados em seus cavalos. Queremos receber os turistas de braços abertos. Vamos ampliar essa festa e mostrar nosso querido estado para o Brasil” disse.
O secretário de cultura de Goiás, Edval Lourenço, conta que a história das Cavalhadas é marcada pela luta de mouros e cristãos e que hoje é um veículo de condução cultural.
“Hoje damos início a esta belíssima festa que leva conhecimento histórico, religioso e ainda movimenta o turismo, e os negócios para Goiás”, diz secretário.
Programação
Pirenópolis: 9, 10 e 11 de junho
Santa Cruz de Goiás: 8 e 9 de junho
Palmeiras de Goiás: 22 e 23 de junho
Posse: 8 e 9 de junho
Jaraguá: 9 e 10 de junho
Crixás: 29 e 30 de junho
Hidrolina: 15 e 16 de junho
São Francisco de Goiás: 15 e 16 de junho
Santa Terezinha de Goiás: 20 e 21 de julho
Corumbá de Goiás: 6, 7 e 8 de setembro
Pilar de Goiás: 7 e 8 de setembro
Fonte: G1 Goiás