Goiás conquista 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2022

Goiás conquista 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2022

Os Jogos da Juventude 2022, encerrados no último final de semana em Aracajú (SE), renderam à delegação goiana cinco medalhas nos tatames, confirmando a tradição de Goiás no taekwondo, wrestling e judô. O “Time Goiás” contou com 200 integrantes, entre alunos, técnicos e dirigentes.

Na série de disputas de judô, a jovem Maria Eduarda Evangelista Costa, de 16 anos, foi a única mulher a subir ao pódio no individual. A atleta ficou com a prata na categoria meio-pesado, cujo título foi para o Mato Grosso do Sul. “Foi muito gratificante ter a torcida de Goiás e representar o meu estado. Meu maior sonho é chegar às Olímpiadas”, celebrou.

Goiás ainda conquistou mais medalhas em modalidades de lutas individuais: uma de prata com Max Gabriel, no Wrestling, e três medalhas de bronze com Lucas Souza Uchoa, Pedro Ernesto Carvalho e Rafael Pereira Uchoa, no taekwondo. O atleta Francisco Joaquim Oliveira levou ouro no salto em distância.

Já nas piscinas, Goiás é vice-campeão nos 400m medley com Lucas de Morais Alves e com Natália Paiva Curi nos 200m livre, que também levou o bronze nos 400m livre feminino. O ciclismo goiano foi destaque no torneio com a atleta Ana Laura Santos, que leva na bagagem duas medalhas de bronze nas provas por pontos e estrada.

“O Governo de Goiás, por meio da Seduc, deu total apoio à delegação goiana. Todos os investimentos realizados nesses últimos anos, mesmo em período de pandemia, com a formação de professores, a aquisição de kit esportivo e a manutenção de programas como o Desporto Educa, possibilitaram um trabalho coletivo de excelência”, enfatiza o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Marco Maia.

Modalidades coletivas


A equipe de handebol masculino de Goiás sagrou-se campeã brasileira, liderada pelos técnicos Eguilar Rodrigues e Elton Goulart. A base do time é formada por estudantes do Cepi Maria Ribeiro Carneiro mas conta também com atletas das regionais de Itaberaí e de Novo Gama. No feminino, a delegação goiana ficou com o bronze, com o time formado no Colégio Estadual Ocidental, da regional de Novo Gama, sob o comando do técnico César Rodrigues.

Nas quadras sergipanas, as jovens do basquete foram campeãs, vencendo todas as disputas do torneio. Atletas das regionais de Catalão, Quirinópolis e Morrinhos integram o time vitorioso, sob o comando dos técnicos Nicolau Abraão e João Tavares.

Acompanhe o quadro de medalhas do Time Goiás:

Ouro
• Francisco Joaquim Oliveira, no salto em distância (atletismo)
• Basquetebol feminino – terceira divisão
• Handebol masculino – terceira divisão

Prata
• Natália Paiva Curi, nos 200 metros livre (natação)
• Lucas de Morais Alves, nos 400 metros medley (natação)
• Max Gabriel França Magalhães de Almeida – estilo livre 71 a 80 kg (wrestling)
• Maria Eduarda Costa – meio-pesado até 70 kg (Judô)

Bronze
• Natália Paiva Curi, nos 400 metros livre (natação)
• Lucas Souza Uchôa (+ 73 kg taekwondo)
• Pedro Ernesto Carvalho (até 55 kg taekwondo)
• Rafael Pereira Uchôa (até 63 kg taekwondo)
• Ana Laura Santos de Queiroz – provas por pontos e estrada (ciclismo)
• Handebol feminino – terceira divisão

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio