A Comissão Mista da Câmara de Goiânia aprovou o relatório do Plano Diretor na manhã desta quarta-feira (05/01). O texto da vereadora Sabrina Garcêz (PSD) recebeu apenas o voto contrário do vereador Mauro Rubem (PT).

Sabrina analisou 272 emendas parlamentares apresentadas desde agosto de 2020, quando o projeto chegou pela primeira vez na comissão. O relatório 36 alterações vindas do Grupo de Trabalho (GT) formado pelo Paço Municipal no começo de 2021 e outras 20 mudanças foram propostas por um grupo de 22 parlamentares da atual legislatura, somando 56 mudanças no projeto elaborado pela gestão do ex-prefeito Iris Rezende.

Sabrina Garcêz concedeu entrevista coletiva e elogiou o relatório “É um Plano Diretor voltado para o desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, principalmente voltado para a preservação do meio ambiente”, explicou.

Mauro Rubem criticou o texto. “No conjunto da cidade nós vamos ter adensamentos astronômicos. Inclusive o próprio IPTU. Quando você analisa o IPTU das casas é mais caro do que o IPTU dos apartamentos. Isso vai forçar a população a vender os seus imóveis. O capital imobiliário está com imóveis vazios para 700 mil pessoas. Ou seja, o Plano Diretor é um plano de interesse daqueles que vivem meramente da especulação imobiliária.

O projeto vai a plenário e a Câmara pode convocar uma sessão extraordinária com até 72 horas de antecedência. A expectativa é que essa votação seja feita na semana que vem.