O robô Curiosity, que está explorando Marte desde 2012, encontrou uma formação rochosa bastante curiosa no dia 28 de julho. A imagem foi capturada na base do Monte Sharp.

A rocha, que parece estar ‘torcida’, forma algo parecido com um arco.

O engenheiro da Nasa Kevin Gill postou a imagem no Twitter com a frase: “Vou deixar isso para que os cientistas expliquem que diabos está acontecendo aqui…”

Nesta quinta (5), ele publicou uma nova imagem, mais distante:

Abigail Fraeman, cientista planetária do Laboratório de Propulsão a Jato, disse que continua “deslumbrada” com as texturas encontradas pelo Curiosity. Segundo ela, o campo de visão do instrumento tem cerca de 16,5 cm. Por isso, a formação deve ser bastante pequena.

O jipe marciano da Nasa: o Curiosity — Foto: NASA/JPL-Caltech

Desde 2012

O Curiosity completou nove anos de sua aterrissagem em Marte. A primeira imagem feita pelo robô chegou 15 meses após a aterrisagem (relembre como foi no vídeo abaixo). O recebimento das imagens e de outros dados depende de um satélite da Nasa que sobrevoa a órbita de Marte, chamado Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

Nos últimos nove anos, o robô percorreu 26,3 km, escalou mais de 460 metros de altitude e coletou 32 amostras de rochas perfuradas, segundo a Nasa.

Curiosity busca indícios de vida em Marte
Curiosity busca indícios de vida em Marte

G1