A Prefeitura de Goiânia autorizou que escolas particulares aumentem o número de alunos nas salas de aula para 50% da capacidade normal e liberou bares, restaurantes e lanchonetes de manter um limite no número de clientes. O decreto publicado na noite de terça-feira (22) vale até o dia 6 de julho.

Anteriormente, as escolas, bares e restaurantes tinham que manter um limite de 30% da capacidade. Agora, as instituições de ensino podem ter metade dos alunos presencialmente nas salas de aula. Todos deverão manter o distanciamento de 1,5 metro entre si.

Já os bares, restaurantes e lanchonetes precisam manter uma distância de 2 metros entre elas, com no máximo seis pessoas em cada uma. Seguindo essas regras, não há limite no número de clientes dentro do estabelecimento.

Música ao vivo, com no máximo dois artistas, e som mecânico também estão permitidos. Brinquedotecas também estão permitidas, mas mantendo distanciamento de 2,25 metros entre as pessoas.

Em caso de desrespeito, às regras, os estabelecimentos deverão fechar imediatamente. Além disso, poderão pagar multa de quase R$ 5 mil.

Eventos sociais podem ser feitos, respeitando a capacidade máxima de 75 pessoas. Cinemas, teatros e boates seguem proibidos.

Escolas particulares de Goiânia podem receber 50% da capacidade total de alunos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Escolas particulares de Goiânia podem receber 50% da capacidade total de alunos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Horários de funcionamento

O decreto mantém limitações nos horários de funcionamento dos comércios.

  • Galerias e centros comerciais: das 9 às 17h;
  • Estabelecimentos de serviço: das 12 às 20h;
  • Bares, restaurantes: das 11h às 23h;
  • Lanchonetes: das 6h às 20h;
  • Shoppings: das 10h às 22h;
  • Salões de beleza e barbearias: das 12 às 21h;
  • Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência: das 8h às 22h.

G1