O RenovaBR, projeto criado para preparar novos talentos para as eleições deste ano, conta com dezesseis integrantes do estado do Rio de Janeiro em sua primeira turma. Entre os 100 aprovados para o programa de capacitação de lideranças políticas para promover transformações positivas no Brasil, estão os fluminenses Anderson Quack, Carlos Tufvesson, Eliseu Neto, Fred Luz, Luiz Lima, Luti, Marcelo Calero, Marco Antônio Júnior, Paulo Gontijo, Paulo Ganime, Pedro Duarte Júnior, Renan Ferreirinha, Robson Borges, Romário Regis, Thais Ferreira, Veruska Delfino e Vítor Del Rey.
A meta é prepará-los para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-los a desenvolver a capacidade de diálogo e convergência para a solução de problemas do país.
O programa mescla aulas presenciais e à distância, com carga horária total de 240 horas, entre atividades obrigatórias e eletivas. O primeiro módulo presencial aconteceu entre 22 de janeiro a 02 de fevereiro, em São Paulo. Foram duas semanas de imersão em contato com profissionais de excelência nas áreas de Direito Eleitoral, Marketing Político, Liderança, Papel do Poder Legislativo, Teoria Geral do Estado, Práticas de Inovação na Política, entre outros temas. A segunda etapa presencial será entre os dias 14 e 16 de março, também em São Paulo, com foco em marketing político e segurança pública.
“Hoje, temos escolas de formação em negócios, gestão, empreendedorismo, mas não há uma formação para novas lideranças políticas”, justifica Eduardo Mufarej, idealizador do projeto. “Esses novos talentos, identificados a partir de um processo de seleção, serão preparados para fazer a renovação de que tanto precisamos na política brasileira”.
Além do curso, cada participante tem acompanhamento de um coach da Sociedade Brasileira de Coaching para aprimorar questões de liderança, propósito e foco na possível jornada a uma vaga ao Legislativo.
Os integrantes da primeira turma do RenovaBR recebem uma bolsa mensal de até R$ 12 mil para dedicação exclusiva ao treinamento. Para seguir no projeto até julho, prazo final do curso, os bolsistas terão de cumprir carga horária mínima de 200 horas e ter 80% de aprovação das avaliações feitas ao longo do semestre, além de seguirem alinhados com o propósito do projeto de trabalhar pela ética, democracia e vontade de servir à sociedade.
“O RenovaBR agrega conteúdo direcionado e relevante, fundamental para a reafirmação da minha causa”, diz Fred Luz. “Acredito no valor do aprendizado que gera continuidade e desdobramentos para muito além das horas do curso”.
“O RenovaBR, além de formação técnica, oferece um contato bastante intenso com todas as realidades do Brasil”, avalia Paulo Gontijo “É uma forma excelente de desafiar suas próprias ideias e aprender com pessoas que tem experiências de vida absolutamente fantásticas”.
“Os conhecimentos e as redes alcançadas no programa são essenciais para a construção da identidade necessária para a melhor performance política”, diz Thais Ferreira. “O curso é uma ótima oportunidade para rever conceitos e convicções por um prisma cada vez mais diverso e plural”, reforça Thais Ferreira.
Processo seletivo
Mais de 4 mil pessoas de todos os estados se inscreveram no processo seletivo do RenovaBR. Os inscritos passaram por etapas de teste online, entrevistas e banca avaliadora, até que se chegasse à lista final de 100 aprovados.
Atualmente, o RenovaBR busca mais 50 nomes por um processo de “hunting” para iniciar a segunda turma de formação em março.
“Queremos pessoas da sociedade, livres das amarras da política atual, para discutir e buscar soluções para os principais problemas do país”, afirma Mufarej.
Para mais informações sobre cada participante do Rio de Janeiro, cheque o final do documento anexado.
Fonte: Maxpress