A variante P1 do coronavírus, que veio de Manaus (AM), foi encontrada nesta semana em um morador de Catalão, no sudeste do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), esta é a quarta cidade onde a variante foi registrada e está em estágio de transmissão comunitária. A cidade registrou 194 mortes pela doença e 6.491 casos positivos, até sexta-feira (12).

Nesta segunda-feira (15), o estado registrou 437.233 pessoas contaminadas com o vírus, desde o início da pandemia, há um ano. Deste total, 9.587 pacientes morreram.

O novo vírus foi detectado em um homem de 40 anos. Ele passou pelo período de quarentena e os familiares não se contaminaram, segundo a Secretaria de Saúde de Catalão.

A variante P1 foi achada também em três pacientes de Goiânia, quatro de Anápolis e em uma idosa de 60 anos em Águas Lindas de Goiás, que morreu em um hospital do Distrito Federal.

Na segunda quinzena de fevereiro, essa variante foi achada em Goiás, mas apenas nas amostras dos pacientes que vieram de Manaus para serem tratados em hospitais goianos.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde do estado (SES), Flúvia Amorim, a linhagem de Manaus está entre as mais preocupantes para o governo por causa da alta taxa de transmissão entre os moradores. Essa mutação do vírus, segundo a superintendente, tem capacidade maior de se replicar no organismo humano, elevando a carga viral no corpo contaminado.

Duas novas variações do vírus foram registradas em fevereiro: a B.1.1.7, que surgiu no Reino Unido e a P2, também originada em Manaus.

Arte da ação do coronavírus no organismo humano — Foto: Reprodução/TV Globo
Arte da ação do coronavírus no organismo humano — Foto: Reprodução/TV Globo

Um ano de pandemia

Há um ano, Goiás registrava os primeiros casos de Covid-19. Desde então, mais de 9 mil goianos morreram por causa da doença. Agora, o estado enfrenta a pior fase da pandemia, com recordes de mortes em 24 horas – 267 – e de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da rede estadual – 1.183. Segundo a SES, 308 infectados esperam, nesta segunda-feira (15), por um leito especial.

As autoridades da área relatam que os números mostram que o momento atual é o pior já vivido no estado desde março de 2020 e também o mais difícil de fazer com que a população respeite as medidas de isolamento.

G1