Uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil acontece até sexta-feira (12). Um dos diferencias deste ano são parcerias internacionais.

Uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, a Tecnoshow começou ontem, segunda-feira (8), em Rio Verde, no sudoeste goiano. Realizado há 18 anos pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), a feira tem como meta ultrapassar R$ 2,5 bilhões em negócios.

O foco da organização em 2019 é trocar experiências com o mercado internacional, por isso traz 10 embaixadores de outros países para o evento. O evento vai até a sexta-feira (12).

Presidente da Comigo, realizadora da feira, Antonio Chavaglia, disse que, apesar das dificuldades econômicas que todo o país enfrenta, espera que as negociações na feira sejam ainda maiores do que no ano anterior.

“Fui informado pelas instituições bancárias que, ao menos aqui na feira, não deve faltar dinheiro. Isso é muito importante [para movimentar a economia e impulsionar o agronegócio”, disse.

A feira reúne 550 expositores no Centro Tecnológico Comigo (CTC) e organizou uma programação completa de palestras, debates e oficinas sobre todas as áreas que envolvem a principal atividade econômica da região.

Chavaglia afirmou ainda que a feira se preocupa em valorizar o cooperado e todos os demais produtores. Segundo ele, é uma categoria que briga muito pelo seu valor. “O investidor e produtor goiano precisa ser olhado com carinho porque são os que geram emprego e renda”, afirmou.

O gerente de vendas Washington Maia avalia que o evento é uma excelente oportunidade para expor a marca e oferecer melhores condições aos clientes.

“A expectativa é mostrar os produtos novos. Assim como em outros anos, a gente pretende fechar vários negócios”, disse.

Programação

O evento promove cerca de 100 palestras em diferentes espaços. Os temas variam de monitoramento da lavoura até estratégias de nutrição animal.

Também estão agendadas dezenas de oficinas práticas para manejo de animais, por exemplo, que são as “Dinâmicas de Pecuária”. São abordados controle de ervas daninhas, criação de potros e formas diferentes de realizar a ordenha.

Existem ainda as diversas pesquisas desenvolvidas por universidades e entidades que se dedicam a procurar soluções para o campo. Novas modalidades de grãos, formas de usar a terra entre outros estudos fazem parte da programação da Tecnoshow.

Acompanhe a programação completa do evento

Rio Verde no centro de Goiás

A capital do estado será transferida simbolicamente para Rio Verde durante o evento, conforme já anunciou o governo de Goiás. Um estande da administração pública vai concentrar os serviços das diversas secretarias que integram o poder Executivo.

O governador, Ronaldo Caiado (DEM), além de participar da abertura do evento, deverá fazer despachos da estrutura montada na feira.

Parceria internacional

Enquanto a capital goiana estiver no sudoeste do estado, autoridades devem assinar uma carta de intenções para que as embaixadas incluam a Tecnoshow nos calendários oficiais a partir de 2020. A intenção é que seja criado um pavilhão internacional no evento para receber expositores e visitantes de outros países.

A feira está trazendo dez embaixadores para que se aproximem do setor e permitam o intercambio de negócios e tecnologias. Estão confirmados representantes de Argentina, Coreia do Sul, Hungria, Indonésia, Uruguai, entre outros.

Além disso, os organizadores esperam que o movimento atraia investimentos e promova transações internacionais. Eles avaliaram que uma das áreas que mais têm a ganhar com esse investimento é a tecnologia.

Fonte: Portal G1